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Disciplina Paulista de Acessibilidade e Inclusão

domingo, 23 de fevereiro de 2025

Atualizado em 21 de fevereiro de 2025 09:28

O governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), presidiu o lançamento da "Disciplina Paulista de Acessibilidade e Inclusão", contando, para tanto, com a participação efetiva da SEDPcD - Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, além da parceria com quatro universidades estaduais, todas vinculadas à SCTI - Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação.

A disciplina, que se apresenta como uma proposta revolucionária para os alunos de graduação, já disponível no primeiro semestre de 2025, tem como destinatários os estudantes de todos os cursos da USP - Universidade de São Paulo, Unicamp - Universidade Estadual de Campinas, Unesp - Universidade Estadual Paulista e a Univesp - Universidade Virtual do Estado de São Paulo e oferece 8.000 vagas por semestre letivo, incorporando 18 mil vagas por ano.

As transformações sociais vão surgindo e se amoldando em um espaço de conquistas igualitárias para o ser humano. Cria-se, dessa forma, um marco de suma importância, conferindo novos direitos que vão se pulverizando em variadas direções, justamente para alcançar a efetiva acessibilidade e a tão almejada inclusão, nos casos de pessoas com deficiência. Sem dúvida foi uma atitude corajosa e retirou o tema da sombra que, como se sabe, faz a projeção ficar cada vez maior.

Trata-se de questão atual com característica de perenidade, pois precisa ganhar corpo para eliminar muitas interrogações. Para construir uma nova realidade social, que seja mais abrangente e calcada na política de igualdade, faz-se necessário suscitar reflexões que possam fazer a diferença, uma vez que o conhecimento científico tem densidade própria e, por ser cumulativo, depende sempre de injeção de novas ideias para rotinizar uma prática que se apresenta como vitoriosa.

O olhar constitucional, panorâmico que é, além de todas as tutelas individuais e coletivas, é conclusivo no sentido de que o ser humano não pode ser considerado um estrangeiro em seu próprio universo, pois a ele é assegurada a igualdade, assim como a difusão da cidadania. Toda pessoa tem o direito de viver intensamente sua dignidade consagrada constitucionalmente, sem qualquer discriminação ou restrição à sua liberdade.

Tal iniciativa abre amplo horizonte para mirar uma infinita gama de oportunidades, visando, em primeiro lugar, ofertar informações úteis e necessárias para o alunato e, posteriormente, facilitar o relacionamento profissional no âmbito da diversidade humana, com nítida atuação junto às pessoas com deficiência. O ser humano é destinado a viver em grupos sociais em variadas dimensões e deles não pode ser excluído. Tão importante também é saber explorar as ferramentas de tecnologia assistiva.

Dessa forma, em um só bloco do projeto, o aluno terá condições de se inteirar das mais variadas situações, conhecendo, inclusive, as especificações de cada uma delas. Os temas a serem abordados terão como eixo estruturante a acessibilidade e a inclusão e serão expostos de forma prática e objetiva visando atingir as diversidades catalogadas e, dentre eles, podem ser destacadas as discussões a respeito das conceituações filosófica, política e social, a ética humanizada. além de enveredar para a área da saúde pública, da educação consistente para um determinado perfil, do urbanismo acessível e na construção de mais tecnologias eficientes, visando até mesmo viabilizar a construção de políticas públicas adequadas.

A Bioética, pelo seu caleidoscópio multidisciplinar, que consegue encontrar a correta lente para a leitura adequada da vida, ocupa um espaço de destaque na disciplina recém-criada, vez que reúne todos os predicados para atender às múltiplas exigências do mundo atual e produzir mudanças de longo alcance. Tem potencial suficiente para unificar as várias línguas dissonantes e apresentar um canal por onde todos podem se manifestar com vista ao tão reclamado bem comum e, principalmente, com condutas e ações pertinentes, trazer dividendos e benefícios para ampliar a escolaridade de crianças e adolescentes, com total respeito à diversidade humana.