MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Erro em site não gera dano a compositor de funk
Música

Erro em site não gera dano a compositor de funk

Divulgação da notícia foi um mero erro material e, como tal, foi retificado pela empresa.

Da Redação

domingo, 1 de julho de 2012

Atualizado em 30 de junho de 2012 12:37

O compositor Alexandre Materna, compositor de Funk conhecido como MC Papo, acionou a Justiça, em 2010, solicitando danos morais e materiais à empresa jornalística Caldas Júnior Ltda. porque a autoria de uma de suas músicas foi atribuída ao Mc Pelé, quando da divulgação de sua morte, no site www.correiodopovo.com.br. A 12ª câmara Cível do TJ/MG decidiu que o autor não faz juz a indenizações por se tratar de um erro material que foi corrigido pelo site.

Segundo Alexandre, a música Piriguete é de sua autoria, mas a empresa Caldas Júnior informou que Mc Pelé ficara conhecido por essa e por outra canção, chamada Namorar Pelado. O autor da ação afirmou que a divulgação equivocada ofendeu "a sua dignidade, sua vaidade pessoal de criação, seu mérito e finalmente a sua própria honra". Alegou ainda que, em consequência, sofreu perdas econômicas, pois recebeu "cachês relativamente abaixo dos aplicados anteriormente ao fato".

A Caldas Júnior alegou que o erro foi retificado e que não ofendeu o autor da música.

O juiz de Direito Llewellyn Davies Antônio Medina, da comarca de Belo Horizonte, não acatou o pedido do compositor.  O relator do recurso, desembargador Saldanha da Fonseca, confirmou a sentença. Segundo ele, os documentos apresentados comprovam que A.M. é o autor de Piriguete e que Mc Pelé o remunerava para cantar a canção. "Se o autor da canção sente-se moralmente abalado em ver publicada notícia, que reputa a utilização de sua obra como circunstância que ensejou a fama de outro artista, não pode, a esta altura, imputar à empresa jornalística as consequências advindas de sua escolha. Se o autor permitiu ao Mc Pelé cantar sua música, inclusive auferindo rendimentos, assumiu o risco de que ele se tornasse conhecido ao cantá-la", afirma.

O relator também destaca que o equívoco cometido na divulgação da notícia é um "mero erro material e, como tal, foi retificado pela empresa em cumprimento com a ordem judicial". Os desembargadores Domingos Coelho e José Flávio de Almeida concordaram com o relator.

  • Processo:  1.0024.10.171741-1/001

Patrocínio

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...