MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Presidente do Cade e secretária nacional do consumidor tomam posse
Empossados

Presidente do Cade e secretária nacional do consumidor tomam posse

Cerimônia ocorreu às 10h, no Palácio da Justiça, em Brasília/DF.

Da Redação

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Atualizado às 09:07

O presidente do Cade, Vinicius Marques de Carvalho, e a secretária nacional do consumidor, Juliana Pereira, tomaram posse hoje, às 10h, no Palácio da Justiça, em Brasília/DF.

A Senacon - Secretaria Nacional do Consumidor foi criada pelo decreto 7.738/12. O órgão coordena o SNDC - Sistema Nacional de Defesa do Consumidor, formado por Procons, Defensorias Públicas, MPs, entidades civis de defesa do consumidor e delegacias do consumidor. Conduz também a Política Nacional das relações de consumo.

Já o Cade, autarquia ligada ao MJ, começou a funcionar com novas competências em 29 de maio, em virtude da lei 12.529/11, que reformulou o SBDC - Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência. A nova lei torna o sistema mais eficiente, coibindo os efeitos negativos na economia decorrentes do abuso do poder econômico. Entre as mudanças, a reestruturação do Cade, que absorveu parte das competências da Secretaria de Direito Econômico do MJ e da Secretaria de Acompanhamento Econômico do Ministério da Fazenda.

Durante a cerimônia de posse, a secretária da Senacon e o presidente do Cade assinarão acordo de cooperação técnica para a troca de informações entre os dois órgãos. O objetivo é fortalecer a proteção e a defesa do consumidor, bem como combater infrações à ordem econômica, prática que afeta os direitos dos consumidores.

A partir da assinatura do acordo, o Cade poderá disponibilizar à Senacon, por exemplo, informações sobre eventuais condenações por condutas anticompetitivas de empresas, com vistas a contribuir para a atuação dos órgãos do SNDC - Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Igualmente, a Senacon poderá informar ao Cade sobre dados que possam auxiliar nas análises de condutas anticompetitivas pelo Conselho. Também está previsto no acordo o monitoramento do impacto de atos de concentração que possam atingir os interesses dos consumidores.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA