MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Cinco TJs terão prazo maior para divulgar rendimentos na internet
Transparência

Cinco TJs terão prazo maior para divulgar rendimentos na internet

Tribunais alegaram dificuldade técnica para cumprir o prazo estabelecido pelo CNJ.

Da Redação

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Atualizado às 08:48

O ministro Ayres Britto concedeu aos TJs de GO, PR, MG, MS e SC maior prazo para a divulgação dos rendimentos de seus magistrados e servidores na internet. Os Tribunais alegaram dificuldade técnica para colocar as informações em seus respectivos sites.

O TJ/MG terá 15 dias de prorrogação; o TJ/GO e o TJ/SC, 30; o TJ/PR, 20; e o TJ/MS, 10. Já o TJ/RJ não tornará público os nomes dos magistrados na tabela de remuneração dos servidores em função de uma liminar concedida pelo TRF da 2ª região em favor da Amaerj - Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro. A entidade argumentou que a publicação nominal viola o artigo 31 da lei de acesso à informação (12.527/11), que garante o "respeito à intimidade, vida privada, honra e imagem das pessoas, bem como às liberdades e garantias individuais".

Veja a íntegra da decisão do presidente do CNJ.

Limite

O último dia 20 era a data final para os Tribunais brasileiros atualizarem em seus portais da transparência os dados referentes à remuneração de servidores e magistrados, conforme estabelece a resolução 151/12 do CNJ.

Até a presente data, apenas AM, AP, CE, DF, ES, MA, PB, PE, RN, RR, SE e SP dentre todos os TJs publicaram o nome dos desembargadores, juízes e demais funcionários públicos no detalhamento da folha de pagamento de pessoal.

As Cortes deveriam adotar a mesma tabela utilizada pelo STF na divulgação dos vencimentos dos magistrados e servidores, indicando o nome, o cargo, a unidade na qual estão efetivamente lotados e os valores recebidos no mês (incluindo vantagens, indenizações, auxílios, adicionais, entre outros créditos).

A determinação é uma consequência da lei de acesso à informação, a qual estabelece que órgãos públicos, autarquias e sociedades de economia mista divulguem informações de interesse público, como registros de despesas, procedimentos licitatórios, contratos administrativos, inspeções, auditorias, prestações e tomadas de contas, acompanhamento de atividades/programas/ações/projetos/obras, entre outras.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS