MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. JB condena nove réus do mensalão por lavagem de dinheiro
AP 470

JB condena nove réus do mensalão por lavagem de dinheiro

Julgamento será retomado amanhã, 12.

Da Redação

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Atualizado às 08:23

Na análise do item IV da denúncia do mensalão, sobre branqueamento de capitais, o ministro Joaquim Barbosa, relator da AP 470, condenou Marcos Valério, Ramon Hollerbach, Cristiano Paz, Rogério Tolentino, Simone Vasconcelos, Geiza Dias, Kátia Rabello, José Roberto Salgado e Vinícius Samarane por lavagem de dinheiro e absolveu Ayanna Tenório do mesmo crime.

JB declarou-se convencido, por meio de laudos e depoimentos, de que os então dirigentes do Banco Rural Kátia Rabello, José Roberto Salgado e Vinícius Samarane concediam empréstimos às agências de publicidade SMP&B, DNA Propaganda e Grafitti Participações, informando ao Banco Central e ao Coaf que as sacadoras seriam as próprias empresas, com a finalidade de pagar fornecedores. Entretanto, Marcos Valério e seus sócios Cristiano Paz e Ramon Hollerbach, juntamente com o advogado Rogério Tolentino e as funcionárias Simone Vasconcelos e Geiza Dias, repassavam os valores - dissimulando a natureza, origem, localização e movimentação dessas quantias - a pessoas indicadas por Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT. "Tudo que foi exposto demonstra tanto a ocorrência do crime de lavagem de dinheiro como a autoria dos réus", afirmou o ministro.

Apesar de considerar Ayanna Tenório culpada, o relator decidiu absolvê-la por não haver crime antecedente, fundamental para a tipificação do delito, uma vez que os demais ministros não a responsabilizaram, na semana passada, por gestão fraudulenta de instituição financeira.

O julgamento será retomado amanhã, 12, com o voto do ministro Ricardo Lewandowski, revisor do processo.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA