MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. MP tem legitimidade para propor anulação de concurso público ilegal
STJ

MP tem legitimidade para propor anulação de concurso público ilegal

Concurso não observou princípios estabelecidos na CF.

Da Redação

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Atualizado às 15:40

A 2ª turma do STJ decidiu, por unanimidade, que o MP possui legitimidade para propor ação com objetivo de anular concurso realizado sem observância dos princípios estabelecidos na CF.

O entendimento se deu no julgamento do recurso apresentado pelo MP contra acórdão do TRF da 5ª região. No 1º grau, o MP ajuizou ação civil pública para ter acesso aos critérios de correção de provas do concurso de admissão e matrícula do curso de formação de oficiais da Escola de Administração do Exército.

O Tribunal Federal considerou que o MP não tem legitimidade para propor a ação, pois, segundo o colegiado, tal pretensão é de interesse individual homogêneo.

Meritocracia

Para o ministro Herman Benjamin, relator do recurso, as duas características essenciais do concurso público "impõem" o reconhecimento da legitimidade na causa: "ser 'concurso', o que implica genuína competição, sem cartas marcadas, e ser 'público', no duplo sentido de certame transparente e de controle amplo de sua integridade", afirmou em seu voto.

O ministro explicou que o "concurso público é o principal instrumento de garantia do sistema de meritocracia na organização estatal, um dos pilares dorsais do Estado Social de Direito brasileiro, condensado e concretizado na Constituição Federal de 1988", tendo, assim, que ser seguido.

Conforme precedente da própria relatoria de Benjamin, a legitimidade do MP para propor ações com intuito de resguardar tais interesses é entendimento pacífico na Corte. O ministro observou que o STJ é firme em reconhecer a legitimidade do órgão para apresentar ação civil pública que vise anular concurso realizado "sem a observância dos princípios constitucionais da legalidade, da acessibilidade e da moralidade".

Dessa forma, a turma determinou, ainda, que se o MP tem legitimidade para postular anulação de concurso, também poder invalidar ato administrativo que o tiver anulado.

Veja íntegra do acórdão.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.