MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. União deve indenizar Varig por congelamento de tarifas
STF

União deve indenizar Varig por congelamento de tarifas

Cia aérea alegou perda com Plano Cruzado e o dinheiro deve ser usado para pagar dívidas trabalhistas.

Da Redação

quarta-feira, 12 de março de 2014

Atualizado às 18:34

O plenário do STF decidiu nesta quarta-feira, 12, por maioria de votos, que a União deve indenizar Varig, cuja falência foi decretada em 2010, pela defasagem verificada nas tarifas de transporte aéreo após o congelamento de preços do Plano Cruzado nos anos 80. Para a maioria dos ministros, as medidas econômicas para conter a inflação prejudicaram a empresa, que foi à falência, causando prejuízos aos funcionários.

Recurso da União contestava decisão da JF que estabeleceu que a Varig tinha direito à indenização de R$ 3 bi.

Em maio de 2013, a ministra Cármen Lúcia, relatora do processo, votou pelo não provimento do recurso. Ela concluiu que o desequilíbrio econômico-financeiro de contrato de concessão de transporte aéreo decorrente de políticas públicas gerais, adotadas para o combate à inflação, impõe ao poder concedente a obrigação de indenizar empresa concessionária de transporte aéreo.

Já o ministro JB, presidente do Supremo, considerou no voto-vista que o congelamento não afetou a Varig de maneira exclusiva. Segundo ele, a empresa buscou atribuir seu desequilíbrio financeiro à política pública adotada pela União e Varig queria a "partilha de prejuízo de empresa privada por toda a coletividade". No entendimento do ministro, não é possível responsabilizar o Estado por um ato Legislativo.

Ministros Barroso, Rosa Weber, Celso de Mello e Lewandowski foram favoráveis à indenização à extinta companhia aérea. Gilmar Mendes restou vencido com o presidente da Corte. Os ministros Toffoli, Fux e Teori Zavascki se declararam impedidos para julgar o processo.

O ministro Celso de Mello frisou que as medidas tomadas pela União foram responsáveis pela situação da Varig. "Houve de maneira explícita a ocorrência de responsabilidade civil da União quanto aos prejuízos sofridos pela Varig."

O dinheiro deve ser usado para o pagamento de dívidas trabalhistas individuais e com o fundo de previdência Aerus, que reúne ex-funcionários e aposentados pela Varig.

  • Processo relacionado : RExt 571.969

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA