MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Familiares de vítima de tiroteio entre policial e assaltantes serão indenizados pelo Estado
Responsabilidade

Familiares de vítima de tiroteio entre policial e assaltantes serão indenizados pelo Estado

Para juízo da 3ª vara de Fazenda Pública de SP, o ato do agente público é imputado ao Estado, "independentemente de culpa".

Da Redação

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Atualizado às 11:24

O juiz de Direito Luis Manuel Fonseca Pires, da 3ª vara de Fazenda Pública de SP, condenou o Estado de SP a pagar R$ 600 mil de indenização por danos morais aos irmãos de um homem, vítima de bala perdida em tiroteio entre um policial militar e assaltantes.

O fato ocorreu em agosto de 2015. Apesar de ser socorrido no local por bombeiros, o rapaz não sobreviveu. Alegando que não poderia ser responsabilizado, o Estado sustentou que o policial envolvido no episódio havia deixado suas funções, se tratando de cidadão comum.

Na decisão, o magistrado destaca que o policial militar tem o dever de atuar, de interferir com o propósito de conter ações criminosas, mesmo fora do seu tempo de serviço. Por isso, seu porte de arma não é suspenso durante sua folga, férias, ou qualquer outra situação jurídica na qual não esteja fardado.

Neste sentido, para Fonseca Pires, se o policial militar respondeu à tentativa de assalto e durante o evento houve troca de tiros, tendo a bala atingido o irmão dos autores, o ato do agente público é imputado ao Estado, "independentemente de culpa".

"Mesmo que o agente público, no caso, o policial militar, tenha agido em estrito cumprimento de um dever legal, e por isto não se possa, em tese, responsabilizá-lo, ainda assim o Estado, por sua responsabilidade objetiva, deve responder."

Cada um dos quatro irmãos deverá receber R$ 150 mil de indenização. O advogado Ademar Gomes atuou na causa em favor dos familiares.

Confira a decisão.

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...