MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Pânico deve indenizar Aguinaldo Silva por personagem "Aguinaldo Senta"
Danos morais

Pânico deve indenizar Aguinaldo Silva por personagem "Aguinaldo Senta"

TJ/RJ entendeu que programa expôs o escritor e roteirista em situação de constrangimento e ridículo.

Da Redação

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Atualizado às 16:13

A 17ª câmara Cível do TJ/RJ manteve decisão que condenou a TV Band, o humorista Wellington de Moura Muniz, conhecido como Ceará, e dois produtores do programa "Pânico na Band", a indenizar em R$ 100 mil por danos morais o escritor e roteirista Aguinaldo Silva.

O autor de novelas entrou com o processo depois que o programa veiculou quadro com um personagem chamado "Aguinaldo Senta". Para os desembargadores, diversamente do alegado pelos réus de que houve mera paródia humorística, o programa ocasionou ofensas morais ao autor, pois não se limitou à simples ironia ou deboche inerentes a um programa humorístico de boa qualidade e inteligente, colocando Aguinaldo em situação de constrangimento e ridículo, ficando caracterizado o excesso prejudicial e danoso à honra e imagem, atingindo a dignidade do autor.

Relator, o desembargador Elton Leme destacou em seu voto que a liberdade de expressão não é absoluta e deve respeitar a dignidade humana. De acordo com ele, o personagem criado pelo programa não pode ser caracterizado como caricatura, mas sim como achincalhe público.

"Configurado, portanto, o abuso no exercício da liberdade de imprensa, ultrapassando a razoabilidade e proporcionalidade em sua conduta, indubitavelmente ofensiva à imagem e à honra do autor, restando desrespeitados os direitos de personalidade do autor, a ensejar reparação por danos morais não só pela emissora de televisão, mas também pelo ator humorista e apresentador do programa, no caso, o primeiro réu."

Veja a íntegra da decisão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.