MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Há 124 anos: Primeira eleição direta no Brasil teve mais de 200 candidatos à presidência
História

Há 124 anos: Primeira eleição direta no Brasil teve mais de 200 candidatos à presidência

Em 1894, brasileiros foram às urnas pela primeiras vez; Prudente de Moraes foi eleito presidente.

Da Redação

quinta-feira, 1 de março de 2018

Atualizado às 09:52

Há 124 anos, no dia 1º de março de 1894, os brasileiros foram às urnas pela primeira vez para escolher quem seria o presidente da República. A primeira eleição direta foi determinada pela Carta Magna de 1891.

Na época, 203 nomes foram indicados para a presidência e 335 para vice-presidente. Dos diversos "presidenciáveis", 116 tiveram um voto só. Em uma crônica, Machado de Assis descreveu o fato: os eleitores usaram a urna para, singelamente, homenagear alguns amigos.

Na disputa principal: Prudente de Moraes e Afonso Pena. Prudente recebeu 82,9% dos votos e tomou posse no dia 15 de novembro, dois anos após a proclamação da República.

Dê o play e saiba mais:

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...