MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Juiz da BA concede perdão judicial a portador de doença renal crônica: "já é uma punição"
Denúncia

Juiz da BA concede perdão judicial a portador de doença renal crônica: "já é uma punição"

Magistrado levou em conta que cidadão era acusado de infração menor potencial ofensivo.

Da Redação

sexta-feira, 12 de abril de 2019

Atualizado às 07:41

O juiz de Direito José de Souza Brandão Netto, da vara do Sistema dos Juizados de Cícero Dantas/BA, concedeu perdão judicial a um homem acusado de ter comprado moto de origem ilegal. O acusado é portador de doença renal crônica e o magistrado considerou que a enfermidade "já é uma punição para o resto da vida para qualquer cidadão".

t

O juiz analisou denúncia oferecida pelo MP após o homem ter faltado de uma das audiências e verificou que sua ausência se deu justamente porque tinha uma sessão de hemodiálise. "Não tinha muita noção que poderia ter justificado a ausência na audiência anterior em razão da hemodiálise", afirmou o magistrado.

Ao analisar a carteira de portador de doença renal crônica, o juiz entendeu que a referida enfermidade já é uma punição para o resto da vida para qualquer cidadão, "ainda mais que é a infração da qual foi acusado é de menor potencial ofensivo", concluiu.

"Ao já ser 'punido', por causas alheias a sua vontade, pela doença de que possui, não há mais sanção penal a ser imposta ao autor do fato, tendo em vista a enfermidade referida, percebida pelo julgador observar e ver a elevação (relevos) das veias do autor do fato em seu braço esquerdo e marcas do procedimento semanal a que está cometido. Ante o exposto, como o Magistrado pode decidir por equidade, concedo ao acusado perdão judicial previsto no art. 120 do CP e, não recebo a Denúncia ora ofertada, absolvendo-o sumariamente da acusação, eis que está extinta a punibilidade nos termos do art. 107, inc. IX do CP c/c 397, inc. IV do CPP. Publicado em audiência, partes intimadas. Ciência ao MP. Nada mais havendo, mandou o MM Juiz encerrar o presente termo que vai assinado por todos."

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...