MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Detran/SP indenizará por cobrar multa de ex-proprietário de veículo
Danos

Detran/SP indenizará por cobrar multa de ex-proprietário de veículo

Decisão é do TJ/SP.

Da Redação

sábado, 21 de setembro de 2019

Atualizado às 07:33

A 4ª vara do Juizado Especial da Fazenda Pública do TJ/SP condenou o Detran de São Paulo a indenizar ex-proprietário de veículo por cobrança indevida de multas. Decisão é do juiz de Direito Luis Gustavo da Silva Pires. 

t

De acordo com o artigo 134 Código de Trânsito Brasileiro, quando o proprietário vende o veículo, é necessário encaminhar ao Detran do Estado, no prazo de 30 dias, cópia do comprovante de transferência de propriedade, devidamente assinado e datado, sob pena de ter que se responsabilizar solidariamente pelas penalidades impostas, como multas. 

Constam nos autos que a parte autora encaminhou a documentação dentro do prazo estabelecido pela legislação, mas, ainda assim, foi responsabilizado por multas e IPVA do veículo.

As multas foram lançadas no nome do ex-proprietário e os débitos foram inscritos em dívida ativa e protestados pela Fazenda. 

Ao analisar o caso, o magistrado considerou que como o pagamento do IPVA é referente ao ano, cobrado no início de janeiro, e a parte autora vendeu seu veículo apenas em junho, deverá arcar solidariamente com o IPVA daquele ano. 

No entanto, a cobrança referente à multa, segundo o entendimento do magistrado, foi indevida uma vez que estava comprovado o pedido de bloqueio e transferência de propriedade junto ao Detran/SP.

Com este entendimento, o Detran/SP foi condenado por danos morais, tendo em vista a inscrição do nome do autor no CADIN. Valor da indenização foi fixado em R$ 3.000.

"Nessas circunstâncias, demonstrados que foram a ação administrativa, o dano e o nexo causal entre este e a conduta lesiva da demandada, indeclinável o dever de indenizar".

A advogada Bruna Di Renzo Sousa Belo, do escritório Ribeiro, Soares e Gerab Advogados Associados, atuou em defesa do ex-proprietário. 

Veja a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...