MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Site deve retirar do ar texto que fala sobre "brutal morte" de João Doria
TJ/SP

Site deve retirar do ar texto que fala sobre "brutal morte" de João Doria

Decisão é da 5ª câmara de Direito Privado do TJ/SP.

Da Redação

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Atualizado às 14:15

Por unanimidade, a 5ª câmara de Direito Privado do TJ/SP deu provimento a recurso para determinar que um site retire do ar uma matéria contra o governador de SP e ex-prefeito da capital paulista João Doria.

t

O governador ajuizou a ação contra o site Diário da Causa Operária, o Partido da Causa Operária, e outros réus, pedindo a remoção da matéria intitulada "Sobre a Brutal Morte do Prefeito João Doria". Segundo Doria, o texto é um conto fantasioso, no qual o criador "abusa da violência empregada", e estimula os leitores do site "para que seja cometido algum ato de violência contra o autor". O autor sustentou que a incitação à violência não pode estar sob o prisma da liberdade de expressão e que a matéria viola sua integridade física.

Assim, pediu a concessão de liminar para que fosse suspensa a veiculação da página no âmbito virtual e a posterior confirmação da decisão proibindo os réus de realizarem prática semelhante.

O pedido foi julgado improcedente pelo juízo de origem, que considerou que a matéria questionada foi veiculada há mais de dois anos, e que, "embora seu conteúdo seja fantasioso e de mau gosto, é certo que sua divulgação nenhum prejuízo trouxe ao autor".

Em recurso, o governador afirma que "limitar o exercício da liberdade de expressão não significa, de nenhum modo, cerceá-la, mas, sim, proteger o direito de terceiros", ainda mais quando a matéria publicada "simplesmente incita a violência, de forma debochada, ridicularizando a imagem do então Prefeito do Município de São Paulo, desrespeitando os princípios constitucionais e cometendo um ilícito civil e outro penal".

Ao analisar o caso, a 5ª câmara de Direito Privado determinou que o site retire do ar imediatamente a matéria, sob pena de multa em caso de descumprimento. A decisão foi unânime. O acórdão ainda não foi publicado.

O escritório Pestana e Villasbôas Arruda Advogados patrocina João Doria na causa.

__________

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.