MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. PR: Candidato a prefeito consegue direito de resposta no Facebook de adversário
Eleições 2020

PR: Candidato a prefeito consegue direito de resposta no Facebook de adversário

Em suas redes sociais, João Guilherme Moraes afirmou: "Sou o único candidato à Prefeitura de Curitiba que está regular perante ao TRE. Honestidade e transparência do início ao fim".

Da Redação

terça-feira, 10 de novembro de 2020

Atualizado às 11:11

Por unanimidade, o TRE/PR - Tribunal Regional Eleitoral do Paraná ratificou decisão proferida pelo juiz Eleitoral Rodrigo Domingos Peluso Junior, da 177ª Zona Eleitoral de Curitiba, para que o candidato a prefeito Paulo Opuszka, do PT, tenha o direito de resposta no Facebook do concorrente João Guilherme Moraes, do Novo.

Em suas redes sociais, Moraes afirmou: "Sou o único candidato à Prefeitura de Curitiba que está regular perante ao TRE. Honestidade e transparência do início ao fim".

 (Imagem: Montagem Migalhas:Reprodução/Facebook)

Paulo Opuszka e João Guilherme(Imagem: Montagem Migalhas:Reprodução/Facebook)

Após a postagem, Paulo Opuszka ingressou na Justiça e alegou que o adversário estava propagando desinformação e induzindo o eleitor em erro. Segundo o petista, os dados retirados do Sistema Divulgacand e publicados por Moraes "não têm qualquer correlação com honestidade e transparência da candidatura dos demais, demonstrando a evidente manipulação das reais informações".

A medida liminar foi concedida para que Moraes retirasse a publicação do ar.

No mérito, o juiz afirmou que a matéria veiculada extrapola o senso crítico do comumente aceitável, transbordando do direito constitucional de livre manifestação do pensamento e de liberdade de comunicação e informação.

"Não quer efetivamente dizer que em relação aos demais candidatos envolvidos e almejantes ao cargo de Prefeito de Curitiba estivessem irregulares, mas simplesmente em processamento e verificação da documentação necessária a fim de ser posterior levado a julgamento pelos juízos eleitorais competentes."

Sendo assim, para o magistrado, é apropriada a concessão do direito de resposta, em homenagem à lisura e à adequação da propaganda eleitoral via internet, "sob pena de o processo virar um mundo adjetivado negativamente em relação a todos os candidatos".

Publicidade

O direito de resposta concedido ao candidato petista deve ser realizado de modo proporcional à acusação e publicado pelo adversário no mesmo meio de divulgação usado anteriormente, com o mesmo destaque, e por um período não inferior ao dobro em que a mensagem inicial esteve disponível. O não cumprimento está sujeito a pena de multa diária.

Paulo Opuszka é assistido juridicamente pela advogada Ana Carolina de Camargo Clève (Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados).

  • Processo: 0600125-19.2020.6.16.0177

Leia a decisão.

_______

t

 

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...