MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Moraes entende que direito ao esquecimento é censura prévia
Esfera Cível

Moraes entende que direito ao esquecimento é censura prévia

"Liberdade com responsabilidade", é o que se deve ter na produção de conteúdos e manifestações, segundo Moraes.

Da Redação

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Atualizado às 18:45

Para o ministro Alexandre de Moraes, o reconhecimento amplo, genérico, abstrato do direito ao esquecimento traz presente o traço marcante da censura prévia. Este foi o seu entendimento exteriorizado na tarde desta quarta-feira, 10, durante o julgamento sobre o direito ao esquecimento na esfera civil no plenário do STF.


O ministro relembrou julgamentos históricos em que se tem por base o suposto direito ao esquecimento. No entanto, sob o entendimento do ministro, em nenhum destes episódios houve expresso reconhecimento a um genérico, amplo e referente a uma categoria jurídica denominada ao "direito ao esquecimento".

"Em todos os casos tratados como direito ao esquecimento, o que houve foi efetivamente a aplicação do binômio liberdade com responsabilidade."

Segundo S. Exa., é necessário exigir uma análise específica de cada caso que envolve liberdade de expressão versus vida privada. Moraes salientou que a liberdade de expressão tem a ver, inclusive, com proteção de pensamentos, ideias, opiniões e críticas.

O ministro trouxe uma hipótese: "um programa televisivo contando um fato pretérito pode causar isto e aquilo. Então vamos impedi-lo". Segundo o ministro, impedir o fato de ser noticiado pelas consequências é censura prévia.

"O reconhecimento amplo, genérico, abstrato do direito ao esquecimento traz presente o traço marcante da censura prévia."

O ministro afirmou que é necessário existir "liberdade com responsabilidade" na produção de conteúdos. Se o jornal/veículo se desviar da responsabilidade, ele será condenado pelo Judiciário, seguindo o devido processo legal. "Assim  funciona na Democracia a garantia constitucional da liberdade de expressão.", afirmou. 

O entendimento de Moraes vai na mesma linha do relator, o ministro Dias Toffoli. 

Publicidade

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...