MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF minora pena de multa a condenado por tráfico de drogas
Aplicação da Pena

STF minora pena de multa a condenado por tráfico de drogas

Em recurso exclusivo da defesa, o Tribunal de origem diminuiu a pena de reclusão, mas majorou a pena referente à multa para 758 dias-multa.

Da Redação

terça-feira, 13 de abril de 2021

Atualizado às 14:48

A 2ª turma do STF concedeu HC, de ofício, para minorar pena de multa de 758 dias-multa para 660 dias-multa, prevista na sentença contra um homem condenado por tráfico de drogas. O colegiado salientou que houve recrudescimento da pena de multa em recurso exclusivo da defesa.

 (Imagem: Pxhere)

(Imagem: Pxhere)

Trata-se de um homem que foi condenado por tráfico de drogas a 9 anos e 6 meses de reclusão, bem como ao pagamento de 660 dias-multa. Em recurso exclusivo da defesa, o TJ/SP diminuiu a pena de reclusão, mas majorou a pena referente à multa para 758 dias-multa.

Em plenário virtual do dia 15/3, o ministro Ricardo Lewandowski, relator, e a ministra Cármen Lúcia negaram provimento ao recurso sob o fundamento de que não cabe HC em não pagamento de pena de multa (súmula 693). Neste caso, deixar de pagar a multa não prejudicaria a liberdade do paciente, mas implicaria em processo executivo fiscal. Naquela ocasião, Gilmar Mendes pediu vista.

Voto-vista

Na tarde de hoje, Gilmar Mendes divergiu da decisão de Lewandowski em plenário virtual para dar provimento ao recurso e, assim, restabelecer a pena de multa fixada em 160 dias-multa.

Gilmar Mendes salientou que houve prejuízo ao paciente representado pelo aumento da multa em um recurso exclusivo da defesa, o que implicaria em ilegalidade manifesta, qual seja: a impossibilidade de uma reforma para piorar a situação. Além disso, o ministro frisou que tal majoração de multa, haveria um empecilho na progressão de regime.

Lewandowski e Cármen Lúcia, após ouvirem o voto de Gilmar Mendes, mudaram de entendimento para conceder o recurso. Também seguiram o entendimento para conceder o HC, de ofício, os ministros Nunes Marques e Edson Fachin.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA