MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Câmara proíbe tatuagem e piercing em pets, mas mantém em bois e porcos
Projeto de lei

Câmara proíbe tatuagem e piercing em pets, mas mantém em bois e porcos

O texto aprovado deixa explícito que a proibição se aplica apenas a tatuagens e piercings realizados por motivos estéticos em cães e gatos.

Da Redação

sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Atualizado às 09:52

A Câmara dos Deputados aprovou proposta que proíbe a realização de tatuagens e piercings em animais com fins estéticos. O texto deixa explícito que a proibição se aplica a cães e gatos por motivos estéticos, e mantém procedimentos utilizados na identificação, rastreabilidade e certificação de animais de produção do agronegócio - bois, cavalos e porcos.

O ato será sujeito a detenção de três meses a um ano e multa. A proposta segue para análise do Senado.

 (Imagem: Pxhere)

Projeto aprovado na Câmara proíbe tatuagens e piercings em cães e gatos.(Imagem: Pxhere)

O texto aprovado é o substitutivo do relator, deputado Paulo Bengtson, ao PL 4.206/20. Paulo Bengtson, que é médico veterinário, destacou a importância da defesa do bem-estar animal.

"Além de provocar dor, as tatuagens expõem cães e gatos a diversas complicações, desde o risco inerente aos procedimentos de sedação, reações alérgicas à tinta e ao material utilizado na tatuagem, dermatites, infecções, cicatrizes, queimaduras, irritações crônicas e, em alguns casos, até necrose da pele. Os piercings, além da dor e do risco de infecção, aumentam a possibilidade de ocorrência de acidentes."

Alcance e acordo

O deputado Célio Studart criticou a limitação da proibição a cães e gatos e queria estender o alcance da proposta a todos os animais.

"Como vegano que defende todos os animais, sou contra separarmos cães e gatos. Todos sentem dor e a picada da agulha da tatuagem, para a vaidade e o ridículo do ser humano que quer ver o animal enfeitado com dizeres e imagens que não representam nada", Célio Studart lembrou que tatuadores costumam treinar seu ofício em porcos.

O deputado Vicentinho também propôs que fosse proibida a marcação de animais com ferro quente. "Enquanto seres humanos, somos de uma violência da qual nenhum animal é capaz. O animal não tem ódio, preconceito, machismo", desabafou.

O autor do projeto defendeu a votação do texto do relator para cumprir acordo com os líderes partidários e o presidente da Câmara, Arthur Lira.

"Obviamente, gostaria que fosse aprovado o texto que apresentei, que defende todos os animais. Mas acordo é para ser cumprido. Se não fosse desta maneira, o projeto nem estaria na pauta", argumentou Fred Costa.

Adepta de tatuagens, a líder do Psol, Talíria Petrone, disse considerar escandaloso um ser humano tatuar um animal. "Eu decidi colocar desenhos no meu corpo, o corpo é meu. O ser humano se acha acima da natureza e de todos os animais. Os direitos da natureza têm sido atacados", indignou-se.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...