MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ decidirá se advogado devedor de alimentos tem prisão especial
Afetação

STJ decidirá se advogado devedor de alimentos tem prisão especial

Devido a divergência entre turmas, a controvérsia foi afetada à 2ª seção.

Da Redação

terça-feira, 17 de maio de 2022

Atualizado em 18 de maio de 2022 11:09

A 4ª turma do STJ afetou à 2ª seção caso de advogado devedor de alimentos que requereu cumprimento da prisão em sala de Estado Maior. As turmas de Direito Privado do Tribunal divergem sobre o tema.

Enquanto a 4ª turma permite que o advogado seja recolhido na sala especial, a 3ª turma entende que a norma do art. 7º da lei 8.906/94 não se aplica ao devedor de alimentos, para estimulá-lo ao célere cumprimento da obrigação alimentar.

A 3ª turma entende pela inaplicabilidade e à prisão civil, pois, enquanto meio executivo por coerção pessoal, sua natureza já é de prisão especial, pois o devedor de alimentos detido não será segregado com presos comuns.

 (Imagem: Freepik)

2ª seção julgará se advogado devedor de alimentos tem direito a sala de Estado Maior.(Imagem: Freepik)

No caso concreto, o paciente alegou que teve decretada a sua prisão civil em razão do débito alimentar em favor de seu filho, referente às prestações vencidas no valor de R$ 4.168,00.

Ressaltou que realizou dois depósitos em favor do alimentando no valor de R$ 13 mil: um em outubro de 2021 e o outro em abril de 2022. Afirmou ainda que se encontra em uma situação de extrema dificuldade financeira em virtude dos efeitos da pandemia pela covid-19 e que, por ser advogado, faz jus à prisão em sala de estado maior, não havendo tal disponibilidade na cidade em que reside.

O TJ/SP denegou a ordem sob o fundamento da existência do débito, indeferindo ainda o pedido de cumprimento da prisão do paciente em sala de estado maior, concluindo pela suficiência do recolhimento do paciente "separado dos presos", o que não se compatibiliza, em linha de princípio, com a prerrogativa prevista no Estatuto da OAB do recolhimento em sala maior.

O relator, ministro Luís Felipe Salomão, em maio deste ano, concedeu liminar para que o paciente fosse recolhido em sala de Estado Maior.

Nesta terça-feira, 17, em sessão da 4ª turma, afetou a controvérsia à 2ª seção para pacificar o tema.

O caso tramita em segredo de Justiça.

  • Processo: HC 740.531

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.