MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Juiz manda plano de saúde custear tratamento médico para coluna
Saúde

Juiz manda plano de saúde custear tratamento médico para coluna

Magistrado considerou que o rol da ANS é meramente exemplificativo.

Da Redação

terça-feira, 23 de agosto de 2022

Atualizado às 13:36

Por considerar o rol da ANS meramente exemplificativo, o juiz de Direito Tales Novaes Francis Dicler, da 1ª vara de Itapecerica da Serra/SP, concedeu liminar e determinou que plano de saúde custeie tratamento médico prescrito por profissional habilitado a paciente com espondiloartropatia degenerativa, um tipo de "desgaste" da coluna.

A beneficiária contou à Justiça que foi diagnosticada com sinais de espondiloartropatia degenerativa, necessitando de um tratamento médico denominado rizotomia percutânea. Ao requerer a autorização do plano, teve o pedido rejeitado sob a justificativa de que o procedimento estaria fora do rol da ANS e de que faltava um relatório médico para conclusão da análise.

Em julgamento preliminar do caso, o juiz ponderou que o rol de procedimentos da ANS é meramente exemplificativo, consistindo em referência básica para a cobertura mínima obrigatória a ser adotada pelos planos de assistência à saúde.

O magistrado considerou, também, que está presente o perigo de dano ou risco ao resultado útil proporcionado pela tutela jurisdicional (periculum in mora), tendo em vista que a não oferta do tratamento, seja pela recusa baseada na não previsão do método na lista da ANS, seja pela exigência do relatório médico, pode trazer consequência graves à saúde da autora, que quanto antes receber o tratamento, terá maior perspectiva de superação do transtorno.

Assim sendo, concedeu a tutela a fim de determinar que a ré efetue a liberação da realização do procedimento pleiteado pela beneficiária, no prazo máximo de cinco dias.

 (Imagem: Freepik)

Juiz manda plano de saúde custear tratamento médico para coluna.(Imagem: Freepik)

Atuam na causa os advogados Alex Araujo Terras Gonçalves e Matheus Henrique David Chemite, do escritório Terras Gonçalves Advogados.

Confira a decisão.

Terras Gonçalves Advogados

 

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA