MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/SP mantém condenação de Sikêra Júnior por ofensas ao marido de Xuxa
Danos morais

TJ/SP mantém condenação de Sikêra Júnior por ofensas ao marido de Xuxa

Colegiado concluiu que ao imputar a Junno Andrada o adjetivo de "jugolô", Sikera injuriou e difamou o artista.

Da Redação

segunda-feira, 26 de setembro de 2022

Atualizado em 27 de setembro de 2022 10:49

O TJ/SP confirmou sentença que condenou o apresentador Sikêra Júnior e a Rede TV por chamar o compositor e cantor Junno Andrade de "jugolô" devido ao seu relacionamento afetivo com Xuxa. Segundo o colegiado, a fala trata-se de evidente ofensa, ultrapassando os limites da liberdade de expressão e imprensa.

Em 2020, o apresentador com a intenção de atacar Xuxa, chamou seu marido, à época namorado, de "jugolô", durante o programa "Alerta Nacional" na Rede TV. As falas do apresentador foram:

"E tem também lá o 'jugolô', não faz nada na vida. É o que está ligando para todo mundo pedindo para meter o pau em mim. Não vive de outra coisa, na asa. Já tentou de tudo, não consegue fazer sucesso."

Na origem, o juízo condenou, solidariamente, o apresentador e a emissora ao pagamento de R$ 10 mil a título de danos morais. Inconformados, os réus recorreram da decisão. 

 (Imagem: Reprodução/Youtube)

TJ/SP condena Sikêra Jr. e Rede TV! por ofensa a Junno Andrada, marido de Xuxa.(Imagem: Reprodução/Youtube)

Ao votar, a desembargadora Hertha Helena de Oliveira, relatora, verificou que as ofensas, mesmo que tenha sido feita por jornalista durante a apresentação de programa de TV, "não houve qualquer veiculação de notícia/informação sobre interesse social com relação ao autor, própria da liberdade de imprensa, mas sim, ofensa pessoal sobre sua vida e seu relacionamento afetivo com a namorada".

No mais, asseverou que ao imputar a Junno o adjetivo de "jugolô", uma corruptela da palavra gigolô, Sikera injuriou e difamou o artista. "Trata-se de evidente ofensa, que nada tem com a liberdade de imprensa, ultrapassando, em muito, os limites da liberdade de expressão, atingindo a honra objetiva e subjetiva do ofendido", concluiu. 

Assim, é inegável que houve violação ao direito da personalidade, valendo considerar, ainda, a repercussão da ofensa gratuita em canal de televisão assistindo por inúmeros telespectadores.

Leia o acórdão.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA