MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Sikêra Júnior e RedeTV! indenizarão Xuxa por alusão a pedofilia
Danos morais

Sikêra Júnior e RedeTV! indenizarão Xuxa por alusão a pedofilia

Apresentador acusou Xuxa de "levar as crianças à travessura, prostituição e suruba" pelo lançamento de livro sobre temática LGBTQIA+.

Da Redação

sábado, 26 de março de 2022

Atualizado às 09:24

A juíza de Direito Ana Cristina Ribeiro Bonchristiano, da 3ª vara Cível de Osasco/SP, condenou o apresentador Sikêra Júnior e a RedeTV! a indenizarem Xuxa Meneghel por danos morais e à imagem após acusá-la de pedofilia e de desvirtuar crianças. A acusação se deu após Xuxa anunciar lançamento de um livro sobre a temática LGBTQIA+, buscando respeito e tolerância. O valor da reparação foi fixado em R$ 300 mil.

 (Imagem: Reprodução)

Sikêra Jr. pagará danos morais por associar Xuxa a pedofilia.(Imagem: Reprodução)

De acordo com os autos, José Siqueira Barros Júnior, no programa "Alerta Nacional", transmitido pela RedeTV!, fez acusações de pedofilia a Xuxa, dizendo que ela quer "levar as crianças à travessura, prostituição e suruba" com o lançamento de seu livro.

Pouco antes no mesmo programa, o apresentador, passou a proferir ofensas a Xuxa, dizendo que ela se "autodenominaria rainha, ex-rainha, e que a pedofilia é crime e não prescreve".

A emissora, por sua vez, alegou que, como apresentador de televisão, radialista, ator, humorista e youtuber, Siqueira é conhecido por seu jeito irreverente, descontraído, um "jornalista popular que fala a língua do povo". Eles negaram a existência de qualquer ilícito praticado pelo apresentador, "que tem convicções conservadoras em defesa da família".

Ao decidir, a magistrada destacou que ao mesmo tempo que a liberdade de imprensa é garantida pela Constituição Federal, também o é a inviolabilidade da vida privada, da honra e da imagem. 

"É certo que a imprensa tem todo direito de levar ao conhecimento da sociedade os fatos e acontecimentos em que se faz presente o interesse público. Mas isto não significa xingar e atacar a honra e a imagem das pessoas, como o fez o corréu no seu programa, transmitido pela corré." 

Para a juíza, não houve defesa de valores familiares, mas sim ataques à imagem e honra de Xuxa. Ela ressaltou que, se a empresa emissora do programa sabia ou não das injúrias e difamações não importa, pois deveria ter tomado as devidas cautelas antes de colocá-lo no ar e exibi-lo para milhões de pessoas.

Segundo a magistrada, a liberdade de expressão não dispensa o controle ético do conteúdo da matéria, pois não se trata de mera transmissão de fatos ou ideias, "mas a formação de opiniões em grande escala, que decorre do absoluto poder das empresas de comunicação de massa".

Assim, condenou a emissora e o apresentador ao pagamento de danos morais em R$ 300 mil.

Veja a decisão.

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA