MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Por falta de provas, TJ/BA rejeita suspeição de juíza
Incidente de suspeição cível

Por falta de provas, TJ/BA rejeita suspeição de juíza

No pedido, peticionante alegava que a magistrada ao menos em duas oportunidades e processos distintos teria acoselhado o município ou sua gestora, por meio de decisões judiciais.

Da Redação

segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

Atualizado às 11:05

Inexistindo provas robustas capazes de caracterizar o interesse no julgamento da demanda, em favor de qualquer das partes envolvidas, incidente de suspeição contra juíza não merece ser acolhido. Decisão é dos desembargadores integrantes da seção cível de Direito Público do Estado da Bahia.

No caso em questão, o peticionante afirmou que existe suspeição da juíza de Direito da vara Cível de Macarani/BA. Para tanto, alegou que ao menos em duas oportunidades e processos distintos a magistrada teria aconselhado o município ou sua gestora, por meio de decisões judiciais.

Aduziu, ainda, que a conduta da juíza na condução dos processos teria se configurado em ativismo político, mediante a prolação de decisões que teriam extrapolado o mérito do pedido, culminando no enquadramento na hipótese de suspeição prevista no art. 145, II, do CPC.

 (Imagem: Freepik)

TJ/BA rejeitou incidente de suspeição contra juíza.(Imagem: Freepik)

Na análise do pedido, o relator José Aras destacou que o referido dispositivo do CPC possui natureza taxativa, não sendo admitida, portanto, uma interpretação ampliativa, sob pena de comprometimento da independência funcional assegurada aos magistrados no desempenho de suas funções.

"Demais, a configuração da suspeição exige prova robusta, comprovando o malferimento da imparcialidade, mediante inequívoco enquadramento em uma das hipóteses legalmente previstas."

Além disso, ressaltou que a inobservância estrita dos limites da lide não enseja, por si só, a configuração de conduta hábil a se enquadrar no reconhecimento da suspeição, a qual pressupõe a sinalização de uma tendência de tentar, de forma intencional, prejudicar uma das partes.

"Da análise dos autos, em que pese as alegações do requerente, não se vislumbra a existência de provas robustas acerca da configuração da ilegalidade da conduta do magistrado, que seja hábil a demonstrar, de forma inconteste, o seu interesse em obter vantagem pessoal ou a atuação direcionada a favorecer uma das partes."

Assim sendo, o incidente de suspeição contra a juíza foi rejeitado.

Veja o acórdão.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616