MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. ISS incide em cessão de uso de espaços para sepultamento? STF decide
Plenário virtual

ISS incide em cessão de uso de espaços para sepultamento? STF decide

O relator, ministro Gilmar Mendes, considerou constitucional a cobrança do ISS sobre a referida atividade.

Da Redação

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

Atualizado às 13:05

Começou nesta sexta-feira, 10, julgamento no plenário virtual do STF no qual a Acembra - Associação de Cemitérios e Crematórios do Brasil questiona o enquadramento da cessão de uso de espaços em cemitérios para sepultamento. Se não houver pedido de vista ou destaque, o caso será encerrado na próxima semana.

A associação propôs ação com o objetivo de ver declarado inconstitucional o subitem 25.05 da lista de serviços anexa à LC 116/03, que compreende a "cessão de uso de espaço em cemitério para sepultamento".

Alega a autora que a atividade não poderia estar sujeita à incidência do ISS, porquanto não envolveria obrigação de fazer - requisito fundamental para se configurar serviço - mas somente obrigação de disponibilizar o espaço cedido.

 (Imagem: Freepik)

STF julga incidência do ISS em cessão de uso de espaços para sepultamento.(Imagem: Freepik)

O relator do processo, ministro Gilmar Mendes, votou no sentido de conhecer da ação e julgar improcedente o pedido, para reconhecer a constitucionalidade do dispositivo questionado.

Em seu voto, o ministro entendeu que a "cessão de uso de espaços em cemitérios para sepultamento" configura operação mista, uma vez que engloba a prestação de serviço consistente na guarda e conservação dos restos mortais inumados.

"Dessa forma, consoante a jurisprudência deste Tribunal, resta constitucional a cobrança do ISS sobre a referida atividade, haja vista estar contemplada na lista de serviços anexa à Lei Complementar n° 116/2003."

Os demais ministros ainda não votaram. O julgamento deve acabar na próxima sexta-feira, dia 17.

Leia o voto de Gilmar Mendes.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA