MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. CNJ cria cotas para mulheres vulneráveis em contratos do Judiciário
Ação social

CNJ cria cotas para mulheres vulneráveis em contratos do Judiciário

Programa reserva 5% de vagas em contratos terceirizados que possuam pelo menos 25 empregados a mulheres migrantes, em situação de rua, egressas do sistema prisional, trans e indígenas.

Da Redação

terça-feira, 11 de abril de 2023

Atualizado às 10:33

O CNJ aprovou, em sessão realizada nesta terça-feira, 11, a criação, no âmbito do Poder Judiciário, de bancos de vagas para prestação de serviços voltados a mulheres integrantes de grupos vulneráveis, como migrantes, em situação de rua, egressas do sistema prisional, indígenas e trans, nas unidades estaduais de Justiça.

A minuta da proposta cria o programa "Transformação", que sugere a reserva de 5% das vagas dos contratos terceirizados para a mão de obra feminina vulnerabilizada em contratos que possuam, pelo menos, 25 empregados.

O item foi o primeiro a ser chamado a análise dos conselheiros, e foi aprovado por unanimidade, com elogios dos presentes à iniciativa.

A relatoria é do conselheiro Marcio Luiz Freitas.

 (Imagem: Reprodução/Youtube)

Conselheiro Marcio Luiz Freitas, do CNJ, é relator de ato que cria programa de proteção a mulheres vulneráveis.(Imagem: Reprodução/Youtube)

A ministra Rosa Weber cumprimentou o relator pela proposta.

"Mais do que nunca há, sim, necessidade de se avançar na agenda de enfrentamento contra a violência contra a mulher. E, na verdade, essa também interpretação ampliativa, alcançando, além das mulheres vítimas de violência física, moral, patrimonial, psicológica ou sexual em razão do gênero no contexto doméstico e familiar, as mulheres trans e travstis, as mulheres migrantes e refugiadas, as mulheres em situação de rua, as mulheres egressas do sistema prisional, as mulheres indígenas campesinas e quilombolas, é realmente um avanço. Embora o STF não esteja inserido nas nossas deliberações do CNJ, eu pretendo propor que lá também venha se a adotar essa orientação tão saudável."

"É a dimensão social do Poder Judiciário", comemorou a conselheira Salise Monteiro Sanchotene.

  • Processo: 0001930-77.2023.2.00.0000
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616