MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Professora terá remoção para outro Estado para tratamento psicológico
Servidor público

Professora terá remoção para outro Estado para tratamento psicológico

Em decisão, magistrada afirmou que comprovada tal condição de saúde, a remoção deve ser concedida independentemente do interesse da administração da universidade.

Da Redação

sexta-feira, 19 de abril de 2024

Atualizado em 22 de abril de 2024 07:22

A Justiça Federal proferiu decisão favorável à remoção de uma professora da UFMA - Universidade Federal do Maranhão para a Unifesp - Universidade Federal de São Paulo a fim de realizar tratamento psicológico. Em decisão, a juíza Ana Lucia Iucker Meirelles de Oliveira, da 3ª vara Federal de São Bernardo do Campo/SC reconheceu o direito da docente de estar próxima a sua família enquanto realiza o procedimento médico e cuidado de seus filhos menores.

Nos autos, professora conta que leciona Letras - Língua Portuguesa, está em tratamento médico psiquiátrico desde agosto de 2019. Afirma que solicitou a remoção para estar mais próxima de seus familiares em São Paulo, onde realiza seu acompanhamento médico. 

Em decisão, a magistrada destacou que, segundo jurisprudência do STJ, o cargo de professor de universidade Federal deve ser interpretado como pertencente a um quadro único, vinculado ao Ministério da Educação, não havendo, portanto, óbice à remoção pretendida, por motivo de saúde de sua dependente.

Ademais, a magistrada enfatizou que a remoção não constitui violação das disposições constitucionais sobre autonomia universitária e provimento de cargos públicos. A juíza ressaltou que a remoção por motivo de saúde é uma medida prevista para garantir o tratamento adequado ao servidor, conforme demonstrado por laudo médico oficial.

"Assim, considero que a lei é expressa ao estabelecer que a remoção por motivo de saúde do próprio servidor está condicionada à comprovação dessa condição clínica (estado de saúde) por junta médica oficial. Comprovada tal condição por junta médica da CASS/UFMA - Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor, bem como a necessidade de remoção para tratamento da enfermidade, esta é concedida independentemente do interesse da administração."

Assim, acolheu o pedido da professora, determinando a remoção imediata com prazo de 30 dias para adotar as providências necessárias para a mudança.

 (Imagem: Freepik)

Justiça garante remoção de professora universitária por motivo de saúde.(Imagem: Freepik)

O escritório Sérgio Merola Advogados atua na causa.

Confira aqui a sentença.

Sérgio Merola Advogados

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...