MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Datena e Band terão de indenizar homem exposto indevidamente em reportagem
Jornalismo sensacionalista

Datena e Band terão de indenizar homem exposto indevidamente em reportagem

O autor da ação foi injustamente associado à prática de crime.

Da Redação

sexta-feira, 17 de maio de 2024

Atualizado às 07:54

A 9ª câmara de Direito Privado do TJ/SP reformou sentença e condenou a Band e o apresentador José Luiz Datena ao pagamento de R$ 20 mil como indenização por danos morais a motorista de caminhão que foi alvo de reportagem do programa Brasil Urgente. O caso envolve a exibição indevida da imagem do autor, que foi injustamente associado à prática de crime.

Em 2019, o homem foi preso durante uma batida policial em uma loja na zona norte de São Paulo, onde pretendia comprar peças de veículo. A polícia realizava uma operação contra o desmonte de veículos. O autor foi detido, mas logo conseguiu provar que estava no local como consumidor.

Durante a exibição, Datena fez comentários insinuando que o homem era um receptador de mercadorias e que logo estaria solto.

"O cara é pego como receptador e daqui a pouco está na rua. Não dura na delegacia. A polícia faz o seu trabalho. Mas logo depois acaba prendendo os mesmos caras de sempre, são velhos conhecidos em desmanches clandestinos", afirmou o apresentador à época.

 (Imagem: Reprodução/Band)

Datena e Band foram condenados a indenizar homem exposto em reportagem.(Imagem: Reprodução/Band)

A sentença de primeira instância havia julgado improcedente o pedido de reparação. Ao analisar o recurso, o relator Valentino Aparecido de Andrade concluiu que os réus excederam os limites do jornalismo sério, praticando um jornalismo sensacionalista que visava apenas aumentar a audiência e o lucro, sem considerar os prejuízos causados à imagem do autor.

"Quando se exerce esse tipo de jornalismo, há riscos que a empresa jornalística e o jornalista devem assumir, porque é algo comum que se explore a imagem das pessoas, tratada sob um viés que é imanente a esse tipo de jornalismo, em que a busca por um faturamento maior, alcançado por uma maior audiência, faz surgir o risco de que a imagem e a dignidade das pessoas possam ter sido injustamente afetadas, como aconteceu no caso em questão."

Reconhecendo o dano moral causado, o Tribunal fixou a indenização em R$ 20 mil, levando em conta a grande exposição nacional da imagem do autor e o impacto negativo sofrido.

Confira o acórdão.

Patrocínio

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...