MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ substitui preventiva de acusado de tráfico internacional de drogas
Medidas cautelares

STJ substitui preventiva de acusado de tráfico internacional de drogas

Colegiado ponderou que a ação já tramita há tempo considerável e sequer houve o encerramento do juízo de admissibilidade da acusação.

Da Redação

quarta-feira, 5 de junho de 2024

Atualizado às 22:28

Por 3 votos a 2, a 6ª turma do STJ substituiu a prisão preventiva por medidas cautelares de homem acusado de integrar facção criminosa que praticava tráfico internacional de drogas. O homem foi preso há mais de um ano no âmbito da Operação Hinterland, sem início da instrução. Para o colegiado, é direito de todo acusado, independente da gravidade do crime, ser julgado em prazo razoável.

Consta nos autos que o homem foi preso preventivamente após ser acusado de participar de uma facção criminosa e comandar o tráfico de mais de 1,5 toneladas de cocaína para a Europa através dos portos do Sul do Brasil.

Ao STJ, sua defesa, representada pelo advogado Aury Lopes Jr., sustentou que não existem elementos que comprovem que o acusado seja líder da organização criminosa investigada, além da primariedade do réu. Além do mais, ressaltou a ausência de periculum libertatis, já que o homem está preso há um ano e dois meses e não há previsão de início da instrução.

 (Imagem: Freepik)

STJ substitui preventiva a homem acusado de tráfico internacional de drogas(Imagem: Freepik)

Em seu voto, o relator, ministro Rogerio Schietti, ressaltou que, apesar dos eventos trágicos ocorridos no RS, tal ação já tramita há um tempo considerável no TRF da 4ª região.

"O prognóstico não é dos melhores. Trata-se de um caso de notória complexidade, com mais de uma dezena de acusados, dezena de testemunhas a serem ouvidas, e, sequer houve o encerramento do juízo de admissibilidade da acusação, o que também demandará um certo tempo."

Ademais, o ministro afirmou que é direito de todo acusado, independente da gravidade do crime, ser julgado em prazo razoável. Além disso, Schietti afirmou que a prisão preventiva pode ser modificada por outras medidas que protegem com a mesma segurança o bem que está em risco pela liberdade do réu.

"Monitoramento eletrônico, comparecimento periódico em juízo, proibição de ausentar-se da comarca sem autorização judicial, me parece que diante dessa situação é o que atenderia melhor o caso concreto."

Assim, votou para dar provimento ao agravo e conceder parcialmente a ordem para substituir a prisão preventiva por medidas cautelares.

Os ministros Jesuíno Rissato e Sebastião Reis Jr. acompanharam o relator.

Divergência

Em seu voto, o ministro Antonio Saldanha Palheiro divergiu do relator, ao considerar a gravidade da imputação e a dimensão dos crimes que teriam sido perpetrados pela facção. Nesse sentido, votou para manter a prisão. O ministro Otávio de Almeida Toledo acompanhou a divergência.

Assim, por maioria, a turma deu provimento ao agravo nos termos do voto do relator.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS