MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Zanin nega HC e mantém prisão preventiva de stalker de médico mineiro
STF

Zanin nega HC e mantém prisão preventiva de stalker de médico mineiro

Defesa alegou falta de fundamentação, mas ministro rejeitou o pedido por questões processuais.

Da Redação

sexta-feira, 7 de junho de 2024

Atualizado às 11:07

Ministro Cristiano Zanin manteve a prisão preventiva da estudante de nutrição Kawara Welch, acusada de stalking contra um médico de Minas Gerais.

Kawara conheceu o profissional em 2018, durante consulta psiquiátrica em um hospital particular. Desde então a perseguição foi incessante. Ele relatou ter recebido até 500 ligações e 1,3 mil mensagens em um único dia.

A esposa e o filho do médico também foram vítimas das ações de Kawara. "Ela ligava quando ele tinha 7, 8 anos, e ele não entendia bem, dizia: 'Papai, tem uma mulher me ligando, perguntando se estou na escola, onde estou'," relatou a vítima em entrevista.

Entre 2019 e 2020, foram registrados 42 boletins de ocorrência. Em 2020, a acusada assinou um acordo no MP se comprometendo a cessar as perseguições.

No entanto, em 2022, invadiu o consultório do médico e agrediu sua esposa. Kawara permaneceu foragida por mais de um ano até ser presa recentemente.

 (Imagem: Gustavo Moreno/SCO/STF; Reprodução/Instagram)

Ministro Cristiano Zanin negou HC da defesa de Kawara Welch, presa por stalking contra médico mineiro.(Imagem: Gustavo Moreno/SCO/STF; Reprodução/Instagram)

Pedidos de liberdade

O colunista Guilherme Amado, do portal Metrópoles, afirmou que, no STJ, o habeas corpus impetrado foi negado pelo ministro Teodoro Silva Santos.

Também relatou que, ao STF, a defesa alegou falta de fundamentação para a prisão preventiva e "constrangimento ilegal e irregular".

Zanin rejeitou o pedido da defesa por razões processuais, afirmando que não houve decisão colegiada do STJ sobre o caso, o que impede o STF de analisar o mérito do recurso. S. Exa. também observou que não havia "teratologia, flagrante ilegalidade ou abuso de poder" na prisão de Kawara, situações em que o Supremo poderia, mesmo sem uma decisão conjunta do STJ, decidir o caso.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA