MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Senado: Projeto de lei busca punir fraudes em vaquinhas online
Legislação

Senado: Projeto de lei busca punir fraudes em vaquinhas online

Texto proposto pelo senador Cleitinho pretende garantir transparência e destinação correta dos recursos arrecadados em campanhas de arrecadação coletiva.

Da Redação

segunda-feira, 17 de junho de 2024

Atualizado em 18 de junho de 2024 11:14

Um projeto de lei pretende punir fraudes em campanhas de arrecadação coletiva, popularmente conhecidas como "vaquinhas". A iniciativa do senador Cleitinho busca garantir a transparência e a destinação correta dos recursos captados para ajudar grupos ou causas específicas.

O PL 2.172/24 aguarda a designação de um relator para continuar sua tramitação na CCJ. O projeto propõe a alteração do Código Penal, incluindo nele um artigo que define como crime o uso dos recursos obtidos em arrecadações coletivas para finalidades diferentes das inicialmente divulgadas.

A pena prevista pelo projeto para essa conduta é de reclusão de quatro a oito anos, além de multa. Em casos de "comoção social", a pena pode ser aumentada de um terço ao dobro. A reclusão, uma forma de pena privativa de liberdade no sistema penal brasileiro, é cumprida inicialmente em regime fechado, sem possibilidade de liberdade condicional inicial. O projeto não define o que significa o termo "comoção social".

 (Imagem: Jonas Pereira/Agência Senado)

Projeto de lei pretende combater desvio de recursos em vaquinhas.(Imagem: Jonas Pereira/Agência Senado)

Na justificativa apresentada junto com o projeto, Cleitinho afirma que, embora a tecnologia tenha facilitado a realização de vaquinhas online, ela também abriu espaço para "golpistas" se aproveitarem da generosidade das pessoas. O senador destaca que muitas celebridades utilizam sua influência nas redes sociais para arrecadar recursos em prol de várias causas, mas alerta para a possibilidade de desvios por parte de indivíduos mal-intencionados.

"Com o mesmo mecanismo que pode ser usado para o bem, golpistas o utilizam para vantagem indevida, arrecadando recursos dos cidadãos para usos diversos da causa divulgada", ressalta o parlamentar.

Se for aprovado na CCJ, o projeto pode seguir diretamente para a Câmara dos Deputados (a menos que haja recurso para que o texto seja analisado pelo plenário do Senado).

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA