MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TJ/SP decide reintegrar candidato eliminado por heteroidentificação
Concurso

TJ/SP decide reintegrar candidato eliminado por heteroidentificação

Colegiado considerou inadequada a fundamentação para a eliminação do candidato.

Da Redação

segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Atualizado às 08:50

O TJ/SP decidiu pela reintegração de candidato em concurso público para o cargo de professor de ensino fundamental e médio, promovido pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e aplicado pela Fundação VUNESP. A decisão foi tomada pela 1ª câmara de Direito Público, que considerou inadequada a fundamentação para a eliminação do candidato, realizada com base em sua heteroidentificação como pessoa parda.

O candidato havia sido excluído do certame por falsidade em sua autodeclaração, conforme determinado pela comissão de heteroidentificação. No entanto, o Tribunal observou que a decisão administrativa carecia de motivação suficiente, impedindo o exercício do contraditório e da ampla defesa, conforme estabelecido pelo STF em precedentes relacionados à heteroidentificação em concursos públicos.

No julgamento, o relator, desembargador Luís Francisco Aguilar Cortez, destacou que a classificação fenotípica, utilizada para verificar a veracidade das autodeclarações de cor ou raça, deve ser acompanhada de critérios objetivos e claros. A ausência dessa fundamentação na decisão da comissão levou à anulação do ato administrativo que eliminou o candidato.

Além disso, foi reconhecida a boa-fé do candidato, que apresentou documentos comprovando sua ascendência (mãe negra e pai pardo), afastando a alegação de má-fé na autodeclaração.

Com isso, o Tribunal determinou que o candidato seja reintegrado ao concurso para concorrer na lista geral de ampla concorrência, sem o benefício da pontuação diferenciada destinada a cotistas raciais.

 (Imagem: Freepik)

TJ/SP decide reintegrar candidato eliminado por heteroidentificação.(Imagem: Freepik)

O advogado Renan Lucas da Silva Carvalho patrocina a causa.

Leia o acórdão.

Preparação para concursos

No dia 13/8, Migalhas realiza o seminário online "Concursos Públicos: Técnicas e Preparação". Venha descobrir os principais concursos de 2024, como escolher a carreira ideal e estratégias eficientes de preparação. Não perca essa oportunidade! Inscreva-se já!

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...