MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Candidato desclassificado por heteroidentificação seguirá em concurso
Concurso

Candidato desclassificado por heteroidentificação seguirá em concurso

Decisão considerou as características físicas do autor e um laudo antropológico, que confirmou sua autodeclaração como pessoa parda.

Da Redação

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2025

Atualizado às 14:27

A juíza Adriana Freisleben de Zanetti, da 2ª vara Federal de Osasco/SP, determinou que candidato desclassificado de concurso público da Caixa Econômica Federal na fase de heteroidentificação, deverá retomar ao certame.

A magistrada destacou que não há como não considerar que o autor possui características físicas que corroboram sua autodeclaração, conforme acima narrado, pois foi aprovado em outra banca a qual o considerou pardo, bem como o laudo antropológico apresentado.

De acordo com os autos, o homem participou das etapas iniciais do concurso ao cargo de Técnico Bancário Novo - Tecnologia da Informação, tendo sido aprovado nas provas objetivas e de redação, sendo habilitado para a fase de heteroidentificação, onde foi desclassificado.

 (Imagem: Freepik)

Candidato será reintegrado a concurso da CEF após desclassificação.(Imagem: Freepik)

Ao analisar o caso, a magistrada entendeu que o candidato, além de já ter sido considerado pardo em outro concurso, possuía características físicas que corroboravam sua autodeclaração.

"Ademais, o autor colaciona aos autos, laudo antropológico concluindo que é pessoa parda. Dessa forma, não há como não considerar que o autor possui características físicas que corroboram sua autodeclaração, conforme acima narrado, pois foi aprovado em outra banca a qual o considerou pardo, bem como o laudo antropológico apresentado."

Em razão disso, a magistrada determinou a anulação do ato administrativo que o excluía da classificação para as vagas destinadas a pessoas negras, garantindo-lhe direito de prosseguir nas demais fases do certame.

O escritório VIA ADVOCACIA - Concursos e Servidores atuou no caso.

VIA ADVOCACIA - Concursos e Servidores

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...