MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF: Barroso antecipa julgamento de suspensão de emendas parlamentares
Legislativo x Judiciário

STF: Barroso antecipa julgamento de suspensão de emendas parlamentares

Antecipação do julgamento virtual foi determinada pelo presidente da Corte a pedido do ministro Flávio Dino, que proferiu liminar suspendendo emendas impositivas.

Da Redação

quinta-feira, 15 de agosto de 2024

Atualizado às 11:39

O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, agendou para esta sexta-feira, 16, julgamento da suspensão das emendas parlamentares impositivas ao Orçamento da União. A análise será realizada no plenário virtual, em sessão com duração de 24 horas.

A decisão ocorreu após o ministro Flávio Dino ter suspendido a execução das emendas neste quarta-feira, 14, atendendo a um pedido do PSOL. 

Inicialmente, o tema estava previsto para ser julgado em uma sessão virtual que começaria em 30/8, com duração de uma semana. No entanto, atendendo a pedido de Dino, Barroso antecipou o julgamento para esta sexta-feira, 16.

 (Imagem: Antonio Augusto/STF)

Ministro Luís Roberto Barroso antecipou julgamento que trata das emendas impositivas.(Imagem: Antonio Augusto/STF)

Reação do Congresso

Também na quarta-feira, 14, a CMO - Comissão Mista de Orçamento rejeitou medida provisória assinada pelo presidente Lula que liberava crédito extraordinário de R$ 1,3 bilhão para o Poder Judiciário e para o CNMP - Conselho Nacional do Ministério Público.

O relator da matéria, deputado Caio Gilberto Silva afirmou que a rejeição não foi uma retaliação ao Supremo, mas uma afirmação da independência do Poder Legislativo, conforme previsto na CF

No mesmo dia, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, criticou decisões monocráticas de Dino que suspenderam as emendas parlamentares.

Lira destacou que a suspensão desses repasses, essenciais para o funcionamento de Santas Casas e hospitais filantrópicos, não deveria ocorrer por decisão individual, independentemente dos argumentos apresentados.

Caso

Ministro Flávio Dino é responsável por relatar diversas ações que questionam a destinação e transferência de recursos por meio de emendas parlamentares. Essas ações visam, principalmente, as mudanças introduzidas por emendas constitucionais entre 2019 e 2022.

Desde o início de agosto, Dino emitiu três decisões liminares suspendendo a execução de emendas ao Orçamento, atendendo a pedidos da PGR e do PSOL. Entre as suspensões, estão as chamadas emendas Pix, que permitem repasses diretos a Estados e municípios sem destinação específica.

Na última quarta-feira, 14, Dino suspendeu a execução de todas as emendas impositivas, incluindo as individuais e de bancada, determinando que a suspensão deve vigorar até que as emendas parlamentares cumpram critérios constitucionais de transparência e eficiência.

Assim, apenas emendas destinadas a obras em andamento ou situações de calamidade pública podem ser executadas.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.