MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Ministro do STJ revoga suspensão de direitos políticos de ex-prefeito
LIA

Ministro do STJ revoga suspensão de direitos políticos de ex-prefeito

Considerando recente entendimento do STF, ministro avaliou indevida a suspensão de direitos políticos por improbidade administrativa.

Da Redação

sexta-feira, 30 de agosto de 2024

Atualizado às 14:25

Ministro Sebastião Reis Júnior, do STJ, suspendeu pena que obstava direitos políticos do ex-prefeito de São José do Rio Preto/SP, Valdomiro Lopes da Silva Júnior. Decisão foi embasada no entendimento do STF, que sustou a vigência da expressão "suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos" do art. 12, III, da lei de improbidade administrativa (lei 8.429/92).

No caso, Valdomiro foi condenado por improbidade administrativa em razão da edição de leis complementares que criaram cargos de provimento em comissão nas administrações direta e indireta, posteriormente reconhecidas como inconstitucionais pelo TJ/SP. 

A decisão do tribunal paulista considerou que as ações do então prefeito violaram princípios constitucionais da administração pública, subsumindo-se ao art. 11 da lei de improbidade administrativa.

O ex-prefeito interpôs embargos de declaração no STJ, contra a decisão de 2ª instância, argumentando que o posicionamento do STF na ADIn 6.678 deveria ser aplicado ao seu caso. 

A medida cautelar do STF, proferida em 2021, sustou temporariamente a eficácia da expressão "suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos" para atos de improbidade que ofendam princípios administrativos.

O MP/SP contestou os embargos, alegando que a medida cautelar do STF teria efeito ex nunc ("para frente") e que os fatos que ensejaram a ação principal ocorreram antes da liminar do Supremo. 

 (Imagem: Charles Sholl/Brazil Photo Press/Folhapress)

Ministro Sebastião Reis, do STJ, devolveu a ex-prefeito condenado por improbidade direitos políticos suspensos.(Imagem: Charles Sholl/Brazil Photo Press/Folhapress)

Ao analisar os embargos, ministro Sebastião Reis Júnior reconheceu que a decisão anterior do STJ havia sido omissa ao não considerar adequadamente a suspensão dos direitos políticos à luz do entendimento do STF. 

O relator destacou que, embora o TJ/SP tenha mencionado dano ao erário, a fundamentação da condenação se concentrou na violação de princípios administrativos, subsumida ao art. 11 da lei de improbidade.

O ministro ressaltou que a suspensão dos direitos políticos prevista no inciso III do art. 12 da lei 8.429/92 foi suspensa pela medida cautelar do STF, aplicando-se às ações em curso, inclusive à do ex-prefeito, uma vez que não havia trânsito em julgado na condenação. 

"Desse modo, partindo da premissa de que a condenação do ora embargante foi por ato de improbidade administrativa que feriu princípios, assim como que o item b do dispositivo da liminar deferida na ADI n. 6.678 não tratou de dolo ou culpa, supro a omissão havida na decisão de fls. 2.585/2.590 e passo a analisar o pedido. Ambas as Turmas do Supremo Tribunal Federal apreciaram a matéria e definiram que os efeitos da liminar proferida na ADI n. 6.678 encontram-se válidos. Além disso, houve a definição de que a eficácia ex nunc do aludido decisum monocrático diz respeito ao trânsito em julgado da ação de improbidade administrativa, atingindo ações em curso."

Assim, decidiu sustar os efeitos da condenação quanto à suspensão dos direitos políticos de Valdomiro Lopes da Silva Júnior.

O escritório de advocacia Carneiros Advogados atua pelo ex-prefeito.

Veja a decisão.

Carneiros Advogados

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...