MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Starlink, de Musk, diz que não cumprirá decisão de Moraes de suspender o X
Batalha judicial

Starlink, de Musk, diz que não cumprirá decisão de Moraes de suspender o X

De acordo com a Anatel, a empresa declarou que só irá suspender o acesso dos usuários caso seus recursos sejam desbloqueados pela Justiça.

Da Redação

segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Atualizado às 08:03

O presidente da Anatel - Agência Nacional de Telecomunicações, Carlos Baigorri, informou neste domingo, 1º, que a provedora de internet Starlink comunicou à agência que não pretende acatar a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, que ordenou a suspensão do acesso de seus usuários à rede social X.

Segundo Baigorri, a empresa não vai cumprir a ordem até que as contas da empresa, bloqueadas também por determinação do ministro, sejam desbloqueadas pela Justiça.

A Starlink é de propriedade do empresário Elon Musk, que, desde abril, vem travando uma briga judicial com o Brasil.

 (Imagem: Thenews2/Folhapress)

Starlink informa ao presidente da Anatel que não vai cumprir decisão de Moraes sobre suspensão do X.(Imagem: Thenews2/Folhapress)

Entenda a disputa

As determinações de Moraes decorrem de descumprimento de ordens judiciais de bloqueio de perfis investigados no Inq 4.957, entre eles, o do senador Marcos do Val, por suspeita de obstrução à Justiça, participação em organização criminosa e incitação a crime.

Com o descumprimento, Moraes havia aumentado a multa imposta à Musk que passou de R$ 50 mil para R$ 200 mil.

Mesmo assim, o empresário ignorou as ordens e, no último dia 17, anunciou que fecharia o escritório da X no Brasil.

Em razão do encerramento das atividades, Moraes intimou Musk através do perfil do STF, na própria rede social, determinando que o empresário fornecesse o nome do novo representante legal, sob pena de suspensão da plataforma no Brasil.

Em resposta à intimação, Elon Musk publicou mensagem provocativa, alegando que o ministro Alexandre de Moraes "quebrou repetidamente as leis que jurou defender".

Na quinta-feira, 29, o empresário reiterou que não cumpriria as ordens do ministro. Como consequência, na sexta-feira, 30, Moraes determinou a suspensão da rede social em todo o território nacional.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...