MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF: Abrintel questiona compartilhamento de torres de telecomunicações
Telecomunicações

STF: Abrintel questiona compartilhamento de torres de telecomunicações

A ação, relatada pelo ministro Flávio Dino, destaca a prática de "contrabando legislativo" como inconstitucional.

Da Redação

sexta-feira, 6 de setembro de 2024

Atualizado às 14:23

Abrintel - Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações ajuizou, perante o STF, uma ação direta de inconstitucionalidade contra a lei que revogou a obrigatoriedade de compartilhamento de torres por parte das empresas de telecomunicações que utilizam estações transmissoras de radiocomunicação. A ADin será analisada pelo ministro Flávio Dino.

O compartilhamento estava previsto no art. 10 da lei 11.934/09, mas foi revogado pela lei 14.173/21. Segundo a Abrintel, a revogação ocorreu por meio de uma emenda parlamentar a um projeto de lei de conversão de medida provisória. A associação alega que essa manobra, conhecida como "contrabando legislativo", é considerada inconstitucional pelo Supremo.

A Abrintel argumenta que a revogação da norma prejudica a expansão das redes de telecomunicações e causa o aumento dos preços dos serviços para os consumidores. Dentre os pontos negativos, destaca-se o aumento de custos, visto que as operadoras precisarão investir mais em novas infraestruturas, o que pode resultar no aumento das tarifas.

Outro argumento é que a falta de compartilhamento pode atrasar a ampliação das redes de telecomunicações, especialmente em áreas remotas, além do impacto ambiental que a instalação de novas torres pode gerar.

 (Imagem: Freepik.)

Aumento de custos para os consumidores e impacto ambiental estão entre as preocupações apontadas.(Imagem: Freepik.)

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA

CASTANHEIRA MUNDIM & PIRES ADVOCACIA