MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Ministra Nancy elogia sustentação oral de jovem advogado: "renova esperanças"
Sustentação oral

Ministra Nancy elogia sustentação oral de jovem advogado: "renova esperanças"

Ministra destacou ser um dia muito especial em razão de sustentação "tão concatenada, tão bonita", e que não foi lida pelo causídico.

Da Redação

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Atualizado às 16:08

Em sessão da 3ª turma realizada nesta terça-feira, 24, ministra Nancy Andrighi elogiou com efusividade a sustentação oral realizada pelo advogado Bruno Ribeiro de Saboya Moledo: "tão concatenada, tão bonita. Não leu uma palavra!"

Ao iniciar sua fala, o causídico destacou que era sua primeira sustentação oral na Corte, e que a fala era ainda mais emblemática porque o processo envolve o inventário de seu avô, que faleceu há 20 anos.

Aproximadamente na metade do tempo que o causídico tinha para sustentação, ministro Moura Ribeiro, que havia sinalizado pedido de vista, afirmou estar convencido, e acompanhou a relatora, dando ganho de causa para a família do advogado.

A ministra disse que sustentações como aquela, vinda de um jovem advogado, "renovam as esperanças", e elogiou o equilíbrio emocional do causídico diante do caso familiar.

Assista:

O caso

O processo julgado envolve o direito real de habitação sobre um único imóvel a ser inventariado. O imóvel é usado como residência pela viúva desde a morte do homem, 20 anos atrás, enquanto os filhos do falecido, herdeiros do imóvel, vivem em residências alugadas.

A relatora, ministra Nancy Andrighi, entendeu que, em situações excepcionais, o direito real de habitação pode ser relativizado, especialmente quando o cônjuge sobrevivente possui recursos financeiros suficientes para manter uma moradia digna - como no caso, em que a viúva recebe pensão pela morte do falecido, que era procurador Federal.

Diante dos fatos, o STJ deu ganho de causa aos herdeiros. Saiba mais aqui.

O advogado Bruno Moledo atua no escritório Leonardo Espíndola Advogados.

Sustentações orais

Não é a primeira vez que a ministra rende elogios a sustentações orais. Em abril deste ano, o advogado Leonardo Mendes Memoria utilizou aproximadamente dois minutos e meio do total de 15 para manifestação. A ministra elogiou e agradeceu a forma sucinta e objetiva com que o advogado apresentou as ideias: "é desse tipo de sustentações que precisamos aqui".

Relembre:

Em abril do ano passado, ministro Villas Bôas Cueva tranquilizou um advogado que realizava sua primeira sustentação na Corte. O advogado Adalberto Alves confessou que estava com "frio na barriga". 

Cueva disse: "Não é necessário ter frio na barriga não". Moura Ribeiro completou: "Está muito bem". Ministra Nancy também elogiou a fala.

Reveja:

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA