MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STJ discute aplicação do CDC em ações sobre desastre de Brumadinho
Brumadinho

STJ discute aplicação do CDC em ações sobre desastre de Brumadinho

O colegiado decidiu também suspender a tramitação dos processos pendentes, individuais ou coletivos, que versem sobre idêntica questão de direito.

Da Redação

quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Atualizado às 16:09

A 2ª seção do STJ decidiu afetar os REsps 2.124.701, 2.124.713 e 2.124.717, relatados pelo ministro Moura Ribeiro, para julgamento sob o rito dos repetitivos.

A questão em análise, registrada como Tema 1.280 no Tribunal, trata da "aplicabilidade do instituto jurídico do consumidor por equiparação às ações indenizatórias decorrentes do desastre ambiental ocorrido em Brumadinho (MG), e consequente cômputo do prazo prescricional de cinco anos previsto no artigo 27 do Código de Defesa do Consumidor (CDC)".

O colegiado também determinou a suspensão da tramitação de todos os processos pendentes, individuais ou coletivos, que abordem a mesma questão jurídica.

 (Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress)

Repetitivo discute aplicação do CDC em ações indenizatórias decorrentes do desastre de Brumadinho.(Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress)

O ministro Moura Ribeiro explicou que o caráter repetitivo da matéria foi identificado pela Cogepac - Comissão Gestora de Precedentes e de Ações Coletivas do STJ, que encontrou milhares de ações em Minas Gerais buscando reparação pelos danos causados pelo rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em 2019.

O relator ainda destacou que o enquadramento das vítimas de danos ambientais como consumidores por equiparação não é novo na jurisprudência do STJ. Segundo ele, apesar de os julgamentos anteriores não envolverem a mesma causa - o rompimento da barragem -, "é razoável afirmar que o tema trazido a julgamento se encontra suficientemente amadurecido na jurisprudência do STJ".

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...