MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. TST mantém indenização a cunhada de vítima do desastre em Brumadinho
Direito à reparação

TST mantém indenização a cunhada de vítima do desastre em Brumadinho

Vínculo afetivo comprovado justificou a indenização de R$ 80 mil por dano moral reflexo.

Da Redação

segunda-feira, 13 de janeiro de 2025

Atualizado às 08:37

A 3ª turma do TST manteve decisão que condenou a Vale a pagar R$ 80 mil de indenização à cunhada de uma vítima fatal do rompimento da barragem em Brumadinho/MG.

Com base nas provas analisadas pelo TRT-3, foi reconhecido o vínculo afetivo notório entre a cunhada e a vítima, o que justifica o reconhecimento do dano moral reflexo (em ricochete).

 (Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress)

Cunhada de vítima de rompimento da barragem de Brumadinho deve receber indenização.(Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress)

Após ser condenada pelo TRT-3, a Vale recorreu ao TST. O relator, ministro Alberto Bastos Balazeiro, destacou que existe uma limitação subjetiva sobre quem tem legitimidade para pleitear reparação por dano reflexo.

"Caso o contrário, o dever de reparar poderia se estender a um elevado número de pessoas que mantêm laços de parentesco com a vítima imediata, o que tornaria a obrigação do ofensor desproporcional e fora dos limites da razoabilidade", afirmou.

Contudo, o relator ressaltou que, se comprovado o vínculo de afinidade da vítima com outros membros do núcleo familiar, inclusive parentes por afinidade, é cabível a indenização, pois essas pessoas podem ser diretamente impactadas pelo sofrimento decorrente da perda do ente querido.

No caso, o TRT-3 considerou demonstrado, por meio de depoimentos e outros elementos, que a cunhada mantinha convivência íntima com a vítima. Esses fatos são provas consolidadas e não podem ser revisados pelo TST, mantendo-se a condenação da Vale.

Leia a decisão.

Com informações do TST.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...