MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Justa causa de PcD não é anulada por falta de contratação de substituto
Justa causa

Justa causa de PcD não é anulada por falta de contratação de substituto

A magistrada destacou a ausência de contato do reclamante com a empresa durante o afastamento.

Da Redação

domingo, 20 de outubro de 2024

Atualizado às 07:13

Decisão da 1ª vara do Trabalho de Itaquaquecetuba/SP rejeitou pedido de nulidade de justa causa de auxiliar administrativo, que é pessoa com deficiência (PcD), em razão de a empresa não ter contratado outro profissional nas mesmas condições para ocupar a vaga. A juíza do Trabalho Letícia Stein Vieira destacou que a nulidade da dispensa só seria cabível em caso de demissão imotivada.

Conforme os autos, o trabalhador foi afastado pelo INSS de fevereiro a setembro de 2023. Após o fim do benefício, em 8/9/23, ele tentou prorrogar o auxílio, mas o pedido foi negado após perícia em 13/11/23. Em 29/11/23, o auxiliar foi considerado apto ao trabalho em exame médico da empresa, mas não retornou às suas funções, optando por aguardar em casa o resultado de um novo pedido de afastamento, deferido apenas em abril de 2024.

Em 15/12/23, a empresa enviou telegrama e e-mail convocando o empregado a retomar as atividades, mas, sem resposta, aplicou a justa causa por abandono de emprego. Não houve contato do autor com a empresa desde a consulta médica até o comunicado de dispensa.

Segundo a magistrada, o trabalhador "de fato, abandonou o emprego e cometeu a falta grave descrita". Ela ressaltou que não houve discriminação na dispensa e que a lei 8.213/91 não é aplicável ao caso.

"Não há que se falar em nulidade da despedida por não ter a reclamada contatado outro PCD para substituir o reclamante, uma vez que a nulidade somente poderia ser reconhecida em caso de despedida sem justa causa", afirmou.

A juíza julgou improcedentes os pedidos de nulidade da dispensa, reintegração ao emprego e pagamento das vantagens do período de afastamento, incluindo plano de saúde, bem como o pedido de indenização por danos morais, por entender que não houve ilegalidade ou discriminação na rescisão contratual.

 (Imagem: Freepik)

Justa causa de PcD não é anulada por falta de substituto.(Imagem: Freepik)

Confira a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...