MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. CCJ do Senado define calendário para regulamentar reforma tributária
Reforma Tributária

CCJ do Senado define calendário para regulamentar reforma tributária

O relator, senador Eduardo Braga, planeja 11 audiências públicas e duas sessões temáticas, visando concluir a análise ainda este ano.

Da Redação

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Atualizado às 14:25

A CCJ aprovou nesta quarta-feira, 23, o plano de trabalho para a discussão do PL que regulamenta a reforma tributária (PLP 68/24).

O relator, senador Eduardo Braga, sugere 11 audiências públicas no colegiado e duas sessões temáticas no plenário antes da votação do texto.

Braga declarou que a "ambiciosa meta" é finalizar a análise do projeto até o fim do ano. Ele destaca que pretende "viabilizar a votação da matéria de forma breve, sem precipitações".

"Não permitiremos retrocessos, seja nas políticas de desenvolvimento das regiões Norte e Nordeste ou na proteção ao Simples Nacional e à Zona Franca de Manaus. A trava para a carga tributária será garantida, evitando futuros aumentos de impostos e assegurando a neutralidade da carga sobre o consumo."

O primeiro debate na CCJ será na próxima terça-feira, 29, tratando dos novos tributos sobre o consumo e a reorganização da economia nacional. A última audiência pública, prevista para 14 de novembro, discutirá regras de transição, fiscalização e avaliação quinquenal.

Sessões com governadores e prefeitos devem ocorrer em novembro.

 (Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado)

À mesa, autor do Plano de Trabalho para Regulamentação da Reforma Tributária, senador Eduardo Braga.(Imagem: Geraldo Magela/Agência Senado)

Debate na CAE

Durante a discussão do plano na CCJ, o senador Izalci Lucas sugeriu que o PLP 68/2024 seja votado também na CAE - Comissão de Assuntos Econômicos, lembrando o extenso trabalho realizado no grupo de trabalho na CAE. O pedido foi apoiado pelos senadores Efraim Filho e Esperidião Amin.

"O mérito da matéria é econômico. Deve passar pela CAE. Fizemos 21 audiências e ouvimos mais de 200 setores. Não há intenção de atrasar, mas é um tema muito complexo ", disse Izalci.

O presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre, disse que a decisão sobre o encaminhamento à CAE cabe ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Ele lembrou que 40 dos 54 membros da CCJ também fazem parte da CAE.

O senador Fabiano Contarato criticou a ideia de remeter o projeto à CAE.

"Este tema já foi amplamente discutido. A CAE realizou várias audiências públicas. O trabalho feito lá será absorvido pela CCJ, que é o foro adequado. Acho desnecessário que essa matéria passe pela CAE", afirmou.

Eduardo Braga destacou a relevância da CAE, mas ressaltou que todos os senadores podem propor emendas na CCJ.

"A CAE não está sendo excluída. Ela liderou o debate durante agosto, setembro e outubro. A participação tem sido ampla e irrestrita", disse Braga, informando que já foram apresentadas 1.461 emendas ao projeto.

Reforma tributária

A reforma foi promulgada em dezembro de 2023 como EC 132/23, unificando ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins em tributos únicos divididos entre os níveis Federal (CBS) e estadual/municipal (IBS).

A proposta veio da PEC 45/2019, também relatada por Braga.

Em abril, o governo enviou ao Congresso o PLP 68/24, que regulamenta a reforma. O texto foi aprovado pela Câmara em julho e seguiu ao Senado.

Confira o calendário:

 (Imagem: Agência Senado)

(Imagem: Agência Senado)

Evento Migalhas

A reforma tributária do consumo está na reta final, com juristas e economistas debatendo os impactos do IBS, CBS e Imposto Seletivo, além de possíveis aprimoramentos nos PLP 68/24 e 108/24.

Não perca a chance de esclarecer suas dúvidas com especialistas e se preparar para os novos desafios fiscais com o evento "Reforma Tributária do Consumo e da Renda", no dia 5/11, em SP, coordenado por Heleno Torres e Eurico Marcos Diniz de Santi.

Inscreva-se.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA