MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Justiça da Argentina manda prender 61 foragidos pelos atos de 8 de janeiro
Dia da Infâmia

Justiça da Argentina manda prender 61 foragidos pelos atos de 8 de janeiro

Até o momento, dois brasileiros já foram detidos.

Da Redação

sábado, 16 de novembro de 2024

Atualizado às 11:02

A Justiça da Argentina mandou prender 61 foragidos brasileiros que tiveram pedidos de extradição enviados pelo Brasil. Eles são acusados de participar dos atos antidemocráticos de  8 de janeiro , quando manifestantes invadiram as sedes dos Três Poderes, em Brasília, no chamado "Dia da Infâmia".

A decisão foi proferida pelo juiz Daniel Rafecas, da 3ª vara Federal da Argentina, após a embaixada brasileira em Buenos Aires encaminhar 63 pedidos de extradição à chancelaria argentina.

Os pedidos foram feitos a pedido do ministro Alexandre de Moraes, relator das ações penais relacionadas ao caso no STF.

 (Imagem: Gabriela Biló /Folhapress)

Justiça da Argentina manda prender 61 foragidos pelos atos de 8 de janeiro.(Imagem: Gabriela Biló /Folhapress)

Na última quinta-feira, 14, a polícia da província de Buenos Aires realizou a primeira prisão de um dos foragidos na cidade de La Plata. Joelton Gusmão de Oliveira, de 47 anos, condenado a 17 anos de prisão no Brasil, foi detido após ser identificado por agentes durante uma patrulha.

Joelton havia sido solto em 2022 para cumprir medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica. Conforme a decisão, ele também estava proibido de sair do país e teve suspensão de porte de armas e obrigação de entrega do passaporte.

No entanto, em fevereiro deste ano, foi condenado por crimes relacionados aos atos de 8 de janeiro, incluindo tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano ao patrimônio tombado e associação criminosa armada.

De acordo com o relatório policial argentino, Joelton foi abordado por agentes ao apresentar comportamento suspeito. Durante a verificação de seus dados, as autoridades confirmaram que havia um mandado de captura internacional emitido pela Justiça brasileira, levando à sua prisão.

Com informações da Agência Brasil.

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA
AGIJUS - LOGISTICA JURIDICA

Uma gestão jurídica diferente, especializada na gestão de processos. Vantagens: Agilidade | Eficiência | Fatura única | Atendimento individualizado | Emissão de NF | Serviço auditado | Foco no cliente. Contate-nos.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...