MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Blogs jornalísticos não devem remover conteúdo previamente, diz Toffoli
Diferenciação

Blogs jornalísticos não devem remover conteúdo previamente, diz Toffoli

Ministro defende que essas plataformas sigam a lei do direito de resposta, utlizada pela mídia impressa.

Da Redação

quarta-feira, 4 de dezembro de 2024

Atualizado às 18:13

Nesta quarta-feira, 4, durante julgamento no STF sobre a responsabilização de redes sociais pela não remoção de conteúdo sem ordem judicial, o ministro Dias Toffoli defendeu tratamento diferenciado para os diversos tipos de serviços e aplicações de internet.

Toffoli destacou que, em relação a blogs e plataformas jornalísticas, a aplicação deve seguir o mesmo regramento destinado ao jornalismo impresso, televisivo e radiofônico, conforme a lei  13.188/2015.

"Estou dizendo que a blogs e plataformas jornalísticas se aplica a mesma lei que se aplica ao jornalismo impresso e televisível e radiofônico, a lei de 2015", afirmou.

Reforçou que a legislação exclui os comentários postados por terceiros, em consonância com o art. 3º da mesma norma, cuja constitucionalidade foi declarada pelo STF em julgamento anterior. 

Veja o momento:

O que diz a lei?

A lei 13.188/15, conhecida como lei do direito de resposta, estabelece o direito de resposta ou retificação para pessoas ou entidades que se sentirem ofendidas por informações divulgadas por veículos de comunicação.

A norma regula o processo para garantir que a resposta ou retificação seja proporcional ao agravo e publicada com destaque equivalente ao conteúdo ofensivo.

Ela é aplicada a veículos de comunicação como jornais, revistas, rádio, televisão e plataformas digitais de natureza jornalística.

O ofendido deve solicitar a resposta ou retificação diretamente ao veículo responsável em até 60 dias após a publicação do conteúdo ofensivo, e o veículo tem 7 dias para atender ou negar o pedido. Caso o pedido não seja atendido, o ofendido pode recorrer à Justiça, que deve decidir em até 30 dias.

A resposta deve ser divulgada com o mesmo destaque, periodicidade e dimensão do conteúdo original, e as decisões judiciais que concedem o direito de resposta têm execução imediata, mesmo em caso de recurso. 

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...