MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF: Ministros dizem que algoritimos contam com "mão invisível da IA"
Análises

STF: Ministros dizem que algoritimos contam com "mão invisível da IA"

Toffoli resssaltou que, assim como no mercado, tal dinamização exige atenção regulatória para evitar efeitos negativos.

Da Redação

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Atualizado às 17:59

Durante sessão plenária no STF, nesta quinta-feira, 5, os ministros abordaram o papel das plataformas digitais e da inteligência artificial na disseminação de informações, sejam elas verdadeiras ou falsas. A discussão ocorreu no contexto do julgamento sobre a responsabilidade dos provedores de internet na remoção de conteúdos de terceiros.

Fux destacou que o processo de viralização frequentemente não tem como protagonista o usuário, mas sim algoritmos e robôs que operam de forma autônoma.

"A grande verdade é que hoje quem reproduz essas informações é o robô. Nós estamos tratando de liberdade de expressão de pessoas quando, na verdade, no fundo, o grande protagonista dessa circulação de todas essas informações ou falsas ou verdadeiras ou dirigidas para as bolhas que eles próprios criam é a inteligência artificial."

Já o ministro Dias Toffoli completou com o conceito de "mão invisível" da inteligência artificial, em alusão à conhecida "mão invisível do mercado".

"A mão invisível da inteligência artificial. Muitos se falam da mão invisível do mercado. Mas existe a mão invisível da inteligência."

Além disso, o ministro Flávio Dino ressaltou o impacto econômico gerado por essas tecnologias, mencionando que "a mão é invisível, mas o cérebro é visível. Os lucros mais ainda, são as maiores empresas do mundo".

Segundo Dino, a teoria do risco é central para compreender a responsabilidade das plataformas em relação aos conteúdos que hospedam e promovem.

O que é a "mão invisível do mercado"?
A "mão invisível do mercado", conceito introduzido por Adam Smith em A Riqueza das Nações (1776), refere-se ao mecanismo pelo qual, em economias de mercado, os interesses individuais promovem, de maneira não intencional, o bem-estar coletivo. Por meio da busca pelo lucro e pela satisfação pessoal, os agentes econômicos, guiados pela oferta e demanda, alocam recursos de forma eficiente e atendem às necessidades da sociedade. Contudo, o conceito não considera falhas de mercado, como monopólios, externalidades negativas e desigualdades, evidenciando a necessidade de regulação em algumas situações.

Veja o trecho:

Patrocínio

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616