MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Barroso determina uso obrigatório de câmeras corporais por PMs em SP
Segurança

Barroso determina uso obrigatório de câmeras corporais por PMs em SP

Medida visa aumentar a transparência e a segurança nas operações.

Da Redação

terça-feira, 10 de dezembro de 2024

Atualizado às 10:18

O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, determinou, nesta segunda-feira, 9, que policiais militares utilizem câmeras em operações no Estado de São Paulo.

A medida foi tomada no contexto da SL 1.696, após compromisso firmado pelo governo paulista com o STF para implementar o uso de câmeras em atividades policiais.

Na decisão, motivada por pedido da Defensoria Pública de São Paulo, o ministro também ordenou que o governo estabeleça uma ordem de adoção das câmeras com base na análise do risco de letalidade policial; divulgue dados no portal da Secretaria de Segurança Pública; e restabeleça o número mínimo de 10.125 câmeras em operação.

Foi ainda estipulada a manutenção do modelo de câmeras com gravação contínua até que seja comprovada a eficiência de métodos alternativos de acionamento; a disponibilização de informações sobre processos disciplinares relacionados ao descumprimento do uso das câmeras; e a entrega de relatórios mensais sobre o progresso das medidas.

 (Imagem: Ronny Santos/Folhapress)

Luís Roberto Barroso vê risco a direitos fundamentais e determina uso obrigatório de câmeras corporais por PMs em SP.(Imagem: Ronny Santos/Folhapress)

Histórico

Em novembro, o ministro Barroso determinou prazo para que o governo paulista apresentasse detalhes do contrato entre a Polícia Militar e a fornecedora Motorola Solutions Ltda., incluindo cronograma de execução, testes, e capacitação para o uso dos dispositivos.

Na sexta-feira, 6, o Estado respondeu, afirmando que "as ações previstas no cronograma apresentado estão sendo implementadas de forma gradual", com testes programados para 10 de dezembro.

Sobre o acionamento das câmeras, destacou que "essas poderão ser ligadas tanto do modo intencional quanto automático".

Para Barroso, "os fatos novos relatados e os dados apontam para o não cumprimento satisfatório dos compromissos assumidos pelo Estado de São Paulo".

O ministro declarou que "o quadro atual representa uma involução na proteção de direitos fundamentais e caracteriza risco à ordem e segurança públicas".

Leia a decisão.

Com informações do STF.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA