MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. STF analisará critério etário em eleição para Assembleia Legislativa do MA
Experiência e idade

STF analisará critério etário em eleição para Assembleia Legislativa do MA

Parecer de Ingo Wolfgang Sarlet aponta violação à Constituição e desvio de finalidade na regra de desempate.

Da Redação

quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Atualizado às 15:21

O STF analisa a ADIn 7.756, proposta pelo partido Solidariedade, que questiona uma norma da Alema - Assembleia Legislativa do Maranhão.

A regra, introduzida pela resolução legislativa 1.300/24, estabelece a idade como critério exclusivo para desempate em eleições da Mesa Diretora, eliminando a experiência parlamentar como parâmetro.

A medida foi aplicada pela primeira vez em novembro deste ano e resultou na eleição da atual presidente da Assembleia.

 (Imagem: Pedro França/Agência Senado)

STF analisa ADIn sobre critério de desempate em eleição da Mesa Diretora no Maranhão.(Imagem: Pedro França/Agência Senado)

Nesta segunda-feira, 16, o partido apresentou parecer pelo jurista Ingo Wolfgang Sarlet reforça a tese da inconstitucionalidade.

Para ele, o dispositivo é um desvio dos princípios constitucionais da igualdade e impessoalidade.

"Ao reproduzir o artigo 7º do Regimento Interno da Câmara, a Assembleia excluiu seletivamente o trecho que previa a eleição do candidato com maior número de legislaturas, mantendo apenas o critério etário, em afronta ao princípio da simetria constitucionalmente exigido", destacou.

Sarlet também chamou atenção para o caráter casuístico da mudança, evidenciando que ela foi promulgada apenas uma semana antes da eleição e beneficiou diretamente a atual presidente da Alema.

"As alterações introduzidas pelo regimento demonstram desvio de finalidade, comprometendo a legitimidade do processo eleitoral", pontuou o jurista.

O parecer conclui que "a solução constitucionalmente ótima" seria proclamar eleito o candidato com maior experiência legislativa, em respeito ao mérito e à isonomia.

A ação também menciona abusos de poder que teriam ocorrido durante o processo eleitoral.

Entre os pontos destacados estão a intervenção direta do Poder Executivo, incluindo a atuação do irmão do governador do estado, Marcus Brandão, que ocupava um cargo na Assembleia e participou das articulações da eleição, configurando possível nepotismo cruzado.

A ação está sob a relatoria da ministra Cármen Lúcia. Além do parecer de Sarlet, o processo aguarda manifestação da AGU e da PGR.

Entenda

De acordo com a petição inicial, assinada pelo Solidariedade, a alteração viola o art. 27, §1º, da Constituição Federal, que determina a simetria entre as regras dos parlamentos estaduais e da Câmara dos Deputados.

O partido sustenta que o regimento interno da Alema desconsiderou o critério meritório de maior número de legislaturas, adotado pelo Congresso Nacional, em favor de um critério discriminatório e desproporcional.

INGO WOLFGANG SARLET Consultoria Jurídica

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

FREDERICO SOUZA HALABI HORTA MACIEL SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS

NORONHA E NOGUEIRA SOCIEDADE DE ADVOGADOS