MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Moraes nega perdão e mantém pena a ex-deputado Daniel Silveira
Indulto negado

Moraes nega perdão e mantém pena a ex-deputado Daniel Silveira

Ministro decidiu que crime contra os poderes exclui Silveira do indulto natalino assinado pelo presidente Lula.

Da Redação

sábado, 15 de fevereiro de 2025

Atualizado às 16:45

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, negou o pedido de indulto natalino feito pela defesa do ex-deputado Federal Daniel Silveira, condenado a oito anos e nove meses de prisão por tentativa de impedir o livre exercício dos poderes e coação no curso do processo.

A decisão considerou que o crime praticado por Silveira está fora das hipóteses de perdão previstas no decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 (Imagem: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Ministro Alexandre de Moraes rejeitou o pedido de perdão e manteve regime semiaberto para Daniel Silveira.(Imagem: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados)

Na análise do caso, Moraes destacou que o ex-parlamentar não tem direito ao benefício, já que foi condenado por crime previsto no art. 18 da lei de segurança nacional, revogado pelo art. 359-L do Código Penal.

"Não há, consequentemente, qualquer dúvida de que a condenação pela prática do crime previsto no Artigo 18 da Lei de Segurança Nacional [...] impede a concessão do indulto natalino, pela incidência da vedação prevista no Artigo 1º, Inciso XV, do Decreto nº 12.338/2024."

Além de negar o indulto, Moraes manteve a revogação do livramento condicional de Silveira, determinada em dezembro de 2024, e ordenou que ele cumpra o restante da pena em regime semiaberto.

O livramento foi cancelado após o ex-deputado descumprir medidas cautelares, como o recolhimento noturno.

O advogado de Silveira, Paulo Faria, à Agência Brasil, criticou a decisão e informou que vai recorrer ao plenário do STF. Ele também pretende levar o caso à Comissão Interamericana de Direitos Humanos e buscar apoio de congressistas dos Estados Unidos.

"Obviamente, vamos recorrer ao plenário para demonstrar toda a ilegalidade do ato e cassar essa infame decisão, que é a comprovação explícita da aplicação do direito penal do inimigo", declarou Faria.

Indulto

O decreto presidencial de indulto natalino assinado por Lula beneficia condenados em situação de vulnerabilidade, como idosos, gestantes e pessoas com doenças graves.

Contudo, exclui aqueles condenados por crimes graves, como atos golpistas, terrorismo, tortura, racismo e violência contra crianças ou mulheres.

Patrocínio

Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia

Escritório de advocacia Empresarial, Flávia Thaís De Genaro Sociedade Individual de Advocacia atua nas áreas Civil, Tributária e Trabalhista. Presta consultoria em diversos segmentos da Legislação Brasileira, tais como: Escrita Fiscal, Processo Civil e Alterações do Novo Código de 2002, Falências,...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...