MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Plano de saúde deve restituir valores cobrados em reajuste abusivo
Saúde

Plano de saúde deve restituir valores cobrados em reajuste abusivo

Juíza destacou que os aumentos devem ser justificados com dados concretos e, ao não apresentá-los, a operadora foi obrigada a restituir valores pagos indevidamente por seus beneficiários.

Da Redação

segunda-feira, 3 de março de 2025

Atualizado em 28 de fevereiro de 2025 12:05

A juíza Fabiana Marini, da 15ª vara Cível de SP, determinou que plano de saúde substitua reajustes abusivos por aumentos anuais conforme a ANS e restituía os valores pagos a mais nos últimos três anos por beneficiário de plano coletivo. A decisão foi baseada na falta de comprovação por parte do convênio sobre a necessidade dos aumentos.

O cliente alegou que, desde 2019, enfrentava aumentos anuais inesperados em sua mensalidade, e em 2023, o reajuste foi de 66,07%, sem justificativa adequada por parte da operadora.

A operadora se defendeu, argumentando que os reajustes foram baseados em critérios como a sinistralidade e variação dos custos médicos, mas não apresentou documentos que comprovassem a necessidade desses aumentos.

 (Imagem: Freepik.)

Magistrada entendeu como abusivo os reajustes do plano.(Imagem: Freepik.)

Ao analisar o caso, a juíza ressaltou que a operadora não conseguiu comprovar a necessidade dos reajustes por meio de documentos concretos, como planilhas de despesas ou tabelas que indicassem de forma clara a evolução dos custos.

A juíza afirmou que, para que o reajuste fosse legítimo, seria necessário que a operadora demonstrasse com clareza a necessidade do aumento, por meio de dados e cálculos detalhados, o que não foi feito.

A magistrada também destacou que, embora o contrato fosse coletivo, o consumidor tem o direito de questionar reajustes anuais, mesmo que esses tenham sido acordados previamente entre a operadora e o estipulante.

Assim, a juíza determinou a substituição dos reajustes por aqueles previstos pela ANS para planos individuais e familiares e a devolução dos valores pagos a mais nos últimos três anos.

O advogado Elton Fernandes, do escritório Elton Fernandes Advocacia Especializada em Saúde, atua no caso.

Leia aqui a sentença.

Elton Fernandes Advocacia Especializada em Saúde

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
RAUL BARCELO SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Diligências e audiências na cidade de São Paulo-SP

STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS
STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS

O escritório STORINO & BELCHIOR ADVOGADOS é especialista em Direito do Trabalho, atuando na defesa dos interesses dos trabalhadores e empresas, sempre pautados pela ética, responsabilidade e excelência técnica. Nosso compromisso é oferecer um atendimento personalizado e soluções jurídicas...

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...