"Não tememos a verdade e muito menos a mentira", diz Barroso sobre STF
Presidente da Corte criticou tentativas de reescrever fatos relacionados à tentativa de golpe no Brasil.
Da Redação
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025
Atualizado às 17:40
Durante sessão plenária do STF, nesta quinta-feira, 27, o presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que o Supremo seguirá cumprindo seu papel de guardião da Constituição e rechaçou tentativas de reescrever os fatos relacionados à tentativa de golpe no Brasil.
A fala foi proferida após manifestação do ministro Alexandre de Moraes, que homenageou os 73 anos de instalação da sede da ONU, em Nova Iorque, e lembrou que o Brasil está construindo uma República independente e "cada vez melhor".
"Nós bem sabemos o que tivemos que passar para evitar o colapso das instituições e um golpe de Estado aqui no Brasil", declarou Barroso.
S. Exa. criticou a tentativa de impor narrativa que minimize ou deturpe os eventos ocorridos. "A tentativa de fazer prevalecer a narrativa dos que apoiaram o golpe fracassado não haverá de prevalecer entre as pessoas verdadeiramente de bem e democratas", afirmou.
Reforçando o compromisso do Supremo com a defesa da ordem democrática, Barroso destacou que a instituição não se deixará intimidar.
Ao finalizar, enfatizou que a Corte não teme enfrentamentos, sejam eles baseados em verdades ou em desinformação. "Nós não tememos a verdade e muito menos a mentira", concluiu.
Veja o trecho: