MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. Moraes absolve homem com doença mental que participou do 8 de janeiro
Absolvição

Moraes absolve homem com doença mental que participou do 8 de janeiro

A decisão, fundamentada em laudo pericial, determina tratamento psiquiátrico e nova avaliação após dois anos.

Da Redação

quinta-feira, 13 de março de 2025

Atualizado às 11:16

O ministro Alexandre de Moraes absolveu um homem envolvido nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro. A decisão, proferida na AP 2.556, se baseou na constatação de que o réu sofre de uma doença mental que o impede de compreender a gravidade de seus atos.

O indivíduo, que participou do acampamento em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília, havia sido denunciado pela PGR por associação criminosa (art. 288, caput, do CP) e incitação ao crime (art. 286, parágrafo único, do CP).

A denúncia se deu por sua participação no grupo que incitava a tomada do poder pelas Forças Armadas, alegando fraude eleitoral.

A DPU solicitou uma investigação sobre a saúde mental do acusado, com anuência da PGR. O laudo pericial diagnosticou o réu com "psicose não orgânica não especificada", indicando que ele não tinha consciência da dimensão de seus atos.

 (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O homem participou do acampamento montado em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília.(Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ao absolver o réu, o ministro Alexandre de Moraes reconheceu a gravidade dos eventos de 8 de janeiro, mas destacou que o laudo comprovou a incapacidade mental do indivíduo para avaliar criticamente o crime e prever as consequências de suas ações.

O laudo também apontou impulsividade exacerbada, concluindo que o réu não possuía as capacidades de entendimento e determinação necessárias para ser responsabilizado criminalmente.

Seguindo as recomendações da perícia médica, o ministro determinou que o homem seja submetido a tratamento psiquiátrico ambulatorial por pelo menos dois anos.

Após esse período, uma nova perícia será realizada para avaliar se a periculosidade persiste.

Leia aqui a decisão.

Patrocínio

Patrocínio

Patrocínio Migalhas
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA
TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

TORRES & SILVA SOCIEDADE DE ADVOGADOS LTDA

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
FERNANDA DOS ANJOS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Olá, meu nome é Fernanda dos Anjos. Meu escritório fica localizado em RJ/Niterói. Conto com o apoio de colaboradores e parceiros, o que possibilita uma atuação ampla e estratégica. Entre as atividades desempenhadas estão a elaboração de peças processuais, participação em audiências de...