MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Migalhas Quentes >
  4. "SP Cidade Linda": STJ extingue ação de improbidade contra João Doria
Administração

"SP Cidade Linda": STJ extingue ação de improbidade contra João Doria

Corte Especial considerou decisão do STF que passou a exigir a caracterização do dolo para a condenação.

Da Redação

quinta-feira, 13 de março de 2025

Atualizado em 14 de março de 2025 07:11

A Corte Especial do STJ, nesta quinta-feira, 13, julgou extinta ação de improbidade administrativa contra João Doria, ex-prefeito e ex-governador de São Paulo, relacionada ao uso da logomarca "SP Cidade Linda", criada durante sua gestão. 

O caso

Na origem, Doria foi condenado por improbidade administrativa em ação civil pública que trata do uso da logomarca "SP Cidade Linda", representada por um coração vermelho com as letras "SP", por suposta promoção pessoal, sem caráter informativo ou de orientação social.

Na Corte bandeirante, foi mantido o pagamento de multa equivalente a 50 vezes o salário que o governador recebia na época e a devolução dos valores gastos com campanhas, veiculações publicitárias e confecção de vestuário e materiais com o slogan.

Já no STJ, a defesa do ex-governador pediu a aplicação da nova lei de improbidade administrativa (lei 14.230/21) ao processo em curso, considerando que a revogação do tipo culposo do art. 10 da lei 8.429/92 alcança as ações de conhecimento em curso.

 (Imagem: Suamy Beydoun/AGIF/Folhapress)

João Doria, ex-prefeito de São Paulo.(Imagem: Suamy Beydoun/AGIF/Folhapress)

Voto do relator

O relator, ministro Humberto Martins, votou para julgar extinta a ação de improbidade em decorrência da atipicidade da conduta. O ministro citou a decisão do STF sobre o tema e ressaltou que passou a ser exigida a caracterização do dolo para a condenação.

"Vale destacar que o julgado em segunda instância reconhece, de forma expressa, que não se tem prova nos autos para afirmar que o programa se destinava exclusivamente ou preponderantemente à promoção do então prefeito."

Segundo o ministro, como demonstrado, o slogan não continha o nome, iniciais ou cores do partido de Doria.

Assim sendo, afastou qualquer ato de improbidade.

O ministro Herman Benjamin havia votado entendendo que teria uma dupla condenação - por improbidade e por ato atentatório à dignidade da Justiça - e, dessa maneira, não teria como extinguir a ação.

Contudo, após voto-vista do ministro Salomão seguindo o relator, Herman ajustou seu voto ao analisar outros fatos, concordando com a maioria.

Assim, o colegiado, por unanimidade, acompanhou o voto do relator.

Os advogados Marcio Pestana e Maria Clara Villasbôas Arruda, do escritório Pestana e Villasbôas Arruda Advogados, atuaram por João Doria no caso.

CCM Advocacia de Apoio
CCM Advocacia de Apoio

Escritório Carvalho Silva & Apoio Jurídico. Fundado na cidade de Marabá pela advogada Regiana de Carvalho Silva, atua com proposito de entregar para cada cliente uma advocacia diferenciada, eficaz e inovadora. Buscamos através do trabalho em equipe construir dia após dia uma relação solida...

PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA
PEGNOLATTO & OTERO CORRESPONDENCIA JURIDICA LTDA

Empresa especializada em diligências judiciais e extrajudiciais. Diferenciais: Emissão de Notas Fiscais | Pauta diária de diligências | Eficiência comprovada por nossos clientes | Suporte online, humanizado e contínuo via WhatsApp. Contate-nos: (31) 99263-7616

ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA
ADRIANA MARTINS SOCIEDADE INDIVIDUAL DE ADVOCACIA

Nosso escritório é formado por uma equipe de advogados especializados, nas áreas mais demandas do direito, como direito civil, trabalhista, previdenciário e família. Assim, produzimos serviços advocatícios e de consultoria jurídica de qualidade, com muito conhecimento técnico e jurídico. A...